Baixas temperaturas, banhos mais quentes, menor ingestão de água tornam-se hábitos no inverno e acabam contribuindo para o ressecamento da pele. Além dos hidratantes comuns, os dermocosméticos são ótimos aliados da pele e das suas vendas, por se tratar de uma categoria de alto valor agregado.
De acordo com o levantamento “O legado da quarentena para o consumo” realizado pela BTG Pactual e Decode (maio 2020), durante a pandemia foi identificado um aumento de interesse por cuidados com a pele de 66%.
Portanto, não deixe de aproveitar essa busca dos consumidores por mais cuidados com a pele e invista já no segmento de dermocosméticos para ampliar os seus ganhos na estação!
Confira como trabalhar a categoria!
1 - Mix
Para evitar rupturas, é fundamental contar com dermocosméticos das principais marcas do mercado, oferecendo produtos para todos os tipos de pele. Também é importante não esquecer de incluir no mix aqueles que atuam no tratamento da irritação por conta dos males da temporada.
Dermocosméticos como os hidratantes com filtro solar e com substâncias como silicones (dimethicones), ureia, alantoina, pantenol, ceramidas, lactatos nas formulações não podem ficar de fora do sortimento já que atuam contra o ressecamento. Ainda é importante contar com itens oil free que são indicados para pessoas com pele oleosa.
2 - Exposição atrativa
Como os dermos hidratantes são foco no período, em especial para o corpo, é essencial destacá-los para chamar a atenção dos clientes. O ideal é expô-los na mesma prateleira e na altura dos olhos, além de separar por tipo: sensibilidade, pele seca e assim por diante.
Vale lembrar que para essa categoria, o público gosta de experimentar, sentir a textura, ler a embalagem, portanto apostar nos testers e em uma boa comunicação na gôndola que mostre os benefícios é imprescindível.
Outra estratégia para incrementar as vendas é a dupla exposição, colocando os dermos hidratantes em outros locais da loja, seja em segmentos correlatos, como higiene e beleza ou até mesmo em pontos quentes como balcão de atendimento, caixas e pontas de gôndola a fim de aumentar a visibilidade e facilitar a aquisição.
3 - Estratégias para vender mais
A categoria de dermocosmético tem a venda muito atrelada à recomendação de dermatologistas. Por isso, ter uma equipe treinada é primordial para atender bem os clientes, esclarecendo as dúvidas sobre os diferentes tipos de pele, ativos, utilização e, com isso, potencializar os resultados.
Outra dica é que na estação alguns tratamentos estéticos são mais buscados visto que não podem ser realizados no verão. Portanto, é válido ter em loja itens como água termal, protetores solares e produtos anti-idade com o objetivo de oferecer uma experiência mais completa.
Na ANB Farma você encontra os dermocosméticos importantes para esses cuidados com a pele no inverno e das melhores marcas! Abasteça sua loja e arrase nas vendas, entre em contato conosco e faça seu pedido.
Fontes consultadas: Eucerin| Ligia Kogos, dermatologista| Bioderma.