Fidelizar clientes. Esse tipo de ação nunca fez tanto sentido como nos dias atuais, afinal, o nível de exigência por parte dos consumidores hoje está muito maior. Segundo Luck Esprega, master coach e trainer de alta performance da Pandora – Evolução Consciente, isso ocorre por conta da variedade da demanda disponível, com empresas de todos os tipos oferecendo diversos produtos inovadores e cada vez com um atendimento e uma qualidade melhor. E quando se fala no varejo farmacêutico, concorrência é o que não falta! Por isso, usar estratégias para fidelizar clientes é uma ótima opção para se manter em um mercado competitivo.
Quer fidelizar clientes na sua farmácia? Veja as três dicas dadas pelo coach.
1 - Coloque seu consumidor em 1º lugar
Muitas vezes, empresários e líderes têm vários focos: pensar no lucro, na equipe, nas vendas, no produto, nos gastos entre outros. Com isso, acabam deixando o cliente de lado, fazendo com que ele seja apenas mais um aspecto de todos os outros que se tem como preocupação. Portanto, para fidelizar clientes, a primeira dica é colocá-lo em primeiro lugar. O valor financeiro, a venda e o lucro é uma consequência sempre de um bom trabalho. Ao colocá-lo em primeiro plano, já que ele é quem consome as mercadorias e faz a companhia existir, é dar a importância que ele merece para consumir melhor, inclusive mais! A psicologia ajuda a entender que todos os indivíduos gostam de ser reconhecidos e respeitados. Dar atenção para esse caminho é fundamental para que se pense em torno do consumidor, em qual a melhor experiência para ele e como fazer com que a pessoa tenha uma compra além da própria expectativa.
2 - Ofereça uma experiência única
Dar ao cliente uma experiência única é planejar fazer acima do que ele espera, uma ação que talvez ele nunca teria em lugar algum. Isso pode ser feito tanto no atendimento, quanto no produto, com um serviço ou até mesmo o valor agregado de tudo isso. Trocando coisas simples, você pode fazer uma grande mudança em sua maneira de vender. Apostar nesse tipo de estratégia é uma das formas de fidelizar clientes.
3 - Trate seu cliente melhor do que você gostaria de ser tratado
O ditado diz “tratar os outros como você gostaria de ser tratado”. Entretanto, atualmente, para fidelizar clientes, a dica é tratá-los melhor do que você gostaria de ser tratado. Lembre-se: você também é consumidor e com certeza ficaria insatisfeito quando não é bem atendido. Por isso, trate-o de maneira especial para que os pontos anteriores sejam apenas uma condição natural de sua empresa, da sua maneira de ser e do seu modelo de negócios.
Além de prestar um ótimo atendimento e fidelizar clientes, tenha em sua farmácia os principais itens e evite rupturas. Conte sempre com a ANB Farma.
Abraços e boas vendas,
Equipe ANB Farma