09 de agosto de 2022

4 ações para farmácias venderem mais no Dia dos Pais

4 ações para farmácias venderem mais no Dia dos Pais

Campanhas e ações promocionais direcionadas ao público são de enorme importância em datas comemorativas, e as farmácias e drogarias também devem trabalhar para alavancar suas vendas no Dia dos Pais 

Datas comemorativas são fundamentais para o calendário do comércio em geral. O mês de agosto reserva o segundo domingo – dia 14 no calendário de 2022 – para comemorar o Dia dos Pais. Campanhas e ações promocionais direcionadas ao público são de enorme importância, e as farmácias e drogarias também devem trabalhar para alavancar suas vendas nesse período do ano.
O potencial da data para o comércio é grande e os dados do ano passado mostram isso. Números de 2021 do Serasa Experian indicam que, no comparativo com o ano anterior, houve um crescimento de vendas de 6,2% no comércio físico na semana que antecedeu o Dia dos Pais. Itens como perfumaria e cosméticos, que se notabilizam, por exemplo, em prateleiras de farmácias, são muito procurados por aqueles que querem presentear o pai nesta data.
Por isso, para aumentar a venda e a lucratividade, as farmácias e drogarias precisam aproveitar a oportunidade de datas como o Dia dos Pais por meio de ações criativas, atraindo o consumidor para dentro do estabelecimento. Abaixo trazemos algumas dicas para quem quer preparar e organizar o PDV (ponto de venda) para a data. 

Disponibilize kits personalizados
Crie kits presenteáveis com os produtos disponíveis em sua farmácia, de preferência com um preço promocional, atraindo assim os consumidores. A montagem adequada de tais kits, somados a uma exposição e divulgação eficientes, poderá favorecer a chegada de mais clientes que não teriam como primeira opção a procura por presentes em uma farmácia.
O mais indicado para o Dia dos Pais são itens na linha de higiene pessoal voltados ao público masculino, com produtos de cuidados com a barba, para o cabelo, desodorantes e perfumes, com prioridade para marcas mais conhecidas do público. É interessante acrescentar aos kits alguns brindes personalizados e duráveis, como adesivos, chaveiros, abridores de garrafa e outros. 

Organize os produtos de maneira estratégica
Atenção ao ponto de venda é fundamental para proporcionar uma excelente experiência de compra para o consumidor. Nas datas comemorativas, essa estratégia é ainda mais necessária, fazendo com que seus produtos alcancem o cliente de modo direto e positivo.
No Dia dos Pais, os kits e produtos destinados ao público masculino devem estar nas gôndolas e prateleiras que estão onde há maior fluxo e tenham maior visibilidade. Outra estratégia é posicionar alguns kits próximos ao caixa, para que fiquem expostos à quem passa pela fila. 

Realize ações para a data
Movimente o PDV com ações, sorteios de brindes e, até mesmo, mini eventos focados na data comemorativa, garantindo mais vendas e visibilidade, atraindo os clientes que passam em frente ao estabelecimento.
Para isso, invista muito na decoração da farmácia, principalmente na área mais próxima à rua. Aproveite-se de balões, etiquetas e cartazes personalizados, além de gôndolas enfeitadas. Panfletos com as promoções e produtos disponíveis também ajudam a atrair interessados. 

Invista em posts nas redes sociais
Estar presente nas redes sociais é tão fundamental quanto organizar o PDV, uma vez que essa é a melhor maneira de chegar a um público maior do que aqueles que frequentam o estabelecimento. Movimente seu perfil e gere mais engajamento divulgando as ações comemorativas no Dia dos Pais. Coloque fotos e vídeos com informações detalhadas sobre os kits disponíveis. 
Uma dica é usar as redes sociais para compartilhar uma homenagem aos colaboradores que são pais e aos pais deles, o que gera reconhecimento e humanização, algo que será muito bem visto pelos seus seguidores, que assim se sentirão mais próximos da farmácia.

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Foto: iStock.com/zoranm

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