23 de novembro de 2020

A Black Friday vem aí: sua farmácia está preparada?

A Black Friday vem aí: sua farmácia está preparada?

Uma das datas mais aguardadas pelos consumidores vem aí: a Black Friday. Esse evento mundial também tornou-se sucesso no Brasil e está com grandes expectativas para a edição de 2020.

Este ano, a Black Friday terá um público com um novo perfil: pessoas que passaram os últimos oito meses em acelerada mudança de hábitos impulsionada pelas novas necessidades que surgiram durante o período de isolamento social. A terceira edição do Data Stories, levantamento mensal da Kantar IBOPE Media, mostra que 72% dos usuários de internet passaram a adquirir alguma categoria de produto ou serviço online durante a pandemia e traça uma tendência de adesão de novos clientes para 2020.

Enquanto 39% dos respondentes afirmam que adiaram a compra de algum produto ou serviço até o momento devido à crise econômica, o crescimento expressivo do comércio eletrônico tende a fazer com que a Black Friday deste ano seja um sucesso para o e-commerce brasileiro. 

"Nosso levantamento aponta que 46% dos entrevistados pretende aproveitar as oportunidades da edição de 2020. Com mais acesso a informações, o consumidor demonstra estar muito mais atento e crítico na avaliação das promoções que realmente valem a pena. Entre as pessoas que pretendem fazer aquisições nesse período, mais da metade (54%) acompanha os preços de mercado e só vai comprar depois de ter certeza que a promoção é uma boa oportunidade. 15% dos entrevistados afirmam que pretendem adquirir pela primeira vez nesta data", explica Paulo Arruda, diretor de Novos Negócios da Kantar IBOPE Media.

Black Friday no canal farma
Olegário Araújo, consultor em inteligência de varejo e consumo e pesquisador do FGVcev – Centro de Excelência em Varejo da FGV EAESP, reitera que novos hábitos foram incorporados por conta da covid-19 já que uma parcela da população que não fazia compras online passou a fazê-las.

Segundo o consultor, além da questão da segurança, devido à recessão, as pessoas estão com um poder aquisitivo menor ou mesmo, diante da incerteza, estão sendo mais discricionárias em suas compras. Com a facilidade de pesquisa e aquisições online, é possível que os pequenos presentes ganhem mais espaço, mas o varejista terá que considerar duas coisas:

1 - O produto fazer sentido para o seu cliente
2 - O preço ser realmente atrativo

“O consumidor está mais atento e consequentemente exigente. Porém, as farmácias não podem pensar apenas no valor, mas se colocar no lugar do shopper entregar uma solução, lembrando que muitos precisam ser mais orientados. Cuidar do cabelo, por exemplo, envolve várias etapas. Durante a pandemia muitos começaram a fazer isso em casa. Dicas de produtos com maior valor agregado, como usar e seu benefícios ajuda muito”, exemplifica.

Olegário ainda comenta o quanto o lojista também precisa ser cuidadoso com relação ao seu programa de relacionamento (clube de clientes ou de fidelidade). Fazer uma oferta aberta para todos e o consumidor que se dá ao trabalho de identificar em não ter um benefício especial poderá ficar frustrado. É necessário colocar-se no lugar do público e ter uma visão sistêmica.

“As oportunidades estão aí. Essa Black Friday será mais intensa que as demais, mas há que tomar cuidado para atender adequadamente e evitar a frustração. Consumidor satisfeito comenta com poucas pessoas, mas aqueles que são mal atendidos tendem a comentar com muito mais”, alerta.

Como aumentar as vendas?
Para Olegário, as vendas da Black Friday pelos meio digitais tendem a crescer por ser um novo hábito que será incorporado por muitos, mas a farmácia precisa pensar de forma integrada, considerando os vários canais, pois há shoppers que preferem um em detrimento de outros e a comunicação eficaz considera essa realidade.

“Essa também é uma oportunidade para gerar fluxo na loja por meio da oportunidade de retirar o produto no estabelecimento. É pensar na missão e jornada do cliente e a melhor maneira de atendê-lo. Esqueça o canal e pense em uma única solução que gere conveniência. A pandemia levou muitas pessoas a “descobrirem” a facilidade das compras online. Além disso, as categorias de higiene e beleza, cuidados com os bebês, eletroeletrônicos como secadores, escovas de dente são exemplos de produtos para promocionar no evento”, conclui.

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Crédito da imagem: ArtistGNDphotography - iStock.

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