Ficar
atento à sazonalidade é imprescindível para potencializar as vendas. De acordo
com a Farmarcas, a sazonalidade dos produtos interfere nos hábitos de compra,
por isso é muito importante prestar atenção nas épocas do ano e nas mudanças
que podem acontecer na preferência dos clientes para aumentar o ticket médio da
farmácia e incrementar os resultados.
Segundo
a Farmarcas, estações bem marcadas como o inverno e o verão são ótimas para
ampliar a saída de itens específicos. Assim, para aproveitar a sazonalidade é
necessário fazer um planejamento de compras de acordo com a expectativa de
vendas da loja. Por exemplo: ter uma estimativa de compra baseada no ano
anterior + a expectativa de crescimento pode proporcionar melhores condições
comerciais para adquirir as mercadorias do estabelecimento de maneira adequada
e ainda vender mais!
Uma boa exposição é fundamental para
aproveitar o melhor da sazonalidade
A
Farmarcas explica que, conforme cada período do ano, o consumidor procura por diversos
produtos no canal farma. No verão, a busca por protetores solares, repelentes e
hidratantes aumenta. Já no
inverno, os inaladores, vitaminas C, antigripais e antitérmicos ganham a predileção
dos shoppers.
Portanto,
a disposição correta dos itens no comércio faz toda a diferença, facilitando a
compra e otimizando as vendas. Ao conhecer a sazonalidade das mercadorias fica
mais fácil de expô-las no PDV. Uma dica dada pela Farmarcas é apostar nos
cestões de ofertas que ampliam a visibilidade dos produtos. Além disso, datas
comemorativas como Natal, Dia das Mães, dos Pais e das Crianças também podem
ser aproveitadas para incluir os artigos sazonais em promoção.
Não
deixe a sazonalidade passar em branco no seu varejo. Dê destaque aos itens, com
maior espaço nas prateleiras ou empilhados de forma criativa próximos às áreas
de grande circulação de pessoas. Outra recomendação da Farmarcas é elaborar
kits de perfumaria para presentes e colocá-los sobre o balcão.
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