Nos meses de maio, junho e julho você conferirá aqui no blog da ANB Farma um conteúdo especial elaborado pelo diretor operacional da Farmarcas, Ângelo Vieira, o qual abordará diversos caminhos para o crescimento da sua farmácia.
Por isso, fique de olho no nosso blog e não perca nenhum detalhe dessas matérias que com certeza irão trazer mais sucesso para o seu negócio.
Caminhos para a sua farmácia crescer
Por Ângelo Vieira, diretor operacional da Farmarcas
O mercado farmacêutico possui atributos muito típicos que devem sempre ser levados em conta, antes de qualquer definição de rumos.
O sucesso nesse meio é possível, entretanto, é fundamental que vários pontos sejam considerados e são justamente essas questões que queremos apresentar nesse material. São eles: empreendedorismo e gestão empresarial.
É importante que se deixe claro: não temos como objetivo ditar regras, pois o mundo empresarial é muito vivo. O que é uma verdade hoje, amanhã pode não mais ser. Sem contar que cada empresário possui características próprias. Por outro lado, existem excelentes ferramentas e estratégias que podem e devem ser compartilhadas.
Enfim, precisamos sempre estar abertos ao aprendizado, buscando e refletindo a respeito de novas ideias. Conhecimento nunca é demais e é essencial para quem escolheu seguir no ramo farmacêutico. Atualmente, posso afirmar que ter uma estratégia é imprescindível para o sucesso do negócio, sendo assim, vamos às orientações.
Passo 1: conheça a fundo o seu mercado
Qual o motivo que te levou a trabalhar no ramo farmacêutico? Espero que já tenha dedicado um tempo para pensar sobre essa questão, pois é dela que dependerão os rumos profissionais que tomou.
Se estiver por vocação, estou falando com a pessoa certa, pois esse será o grande diferencial para o seu êxito, mas se está apenas por dinheiro ou por que foi a única oportunidade que lhe apareceu, vou lhe contar uma conclusão que cheguei em minhas caminhadas pelo mundo do empreendedorismo: o sucesso é muito mais simples para quem tem paixão.
Ser feliz com o que faz e estar disposto a crescer são premissas básicas e, dentro disso, surge outro ponto fundamental: o conhecimento do mercado em que se atua. Os grandes empresários, geralmente, são apaixonados pelo ramo em que trabalham ou mesmo pela área administrativa.
Portanto, busque aprender, seja por meio de livros, palestras, programas ou cursos. O setor farmacêutico é muito rico em informações de mercado, contudo, cabe ao responsável saber procurá-las, embasando-se em dados confiáveis.
O sucesso administrativo é, sem dúvida alguma, fruto de características comportamentais. No entanto, sem os números corretos para a tomada de decisões de nada adiantará a melhor qualificação e boa vontade.
A grosso modo, é como montar um edifício sem que se façam os cálculos necessários para seu alicerce. Ele pode até subir e ficar em pé por algum tempo, mas a chance de ruir é muito maior.
Lembrando que, em contrapartida, os números de nada valerão se não houver um profissional qualificado para analisar e, a partir daí, ter decisões assertivas. Por isso, sempre será hora de buscar novos conhecimentos e caminhos.
Passo 2: conheça os tipos de farmácias – em qual o seu negócio se encaixa?
Existem vários tipos de farmácias e, para cada um deles, é primordial que se estabeleça uma estratégia de gestão para que não se perca força de mercado. Mais uma vez, nesse ponto, a palavra-chave é planejamento. Por incrível que pareça, muitos empresários proprietários de farmácias nunca pararam para pensar em qual estilo se encaixam, o que prejudica a tomada de decisões.
Ao verificarmos a abertura e fechamento de farmácias, chegamos a uma constatação de que, entre as farmácias que fecharam, os principais problemas comuns observados foram: foco apenas na operação e sem estratégias traçadas.
Mas como se dividem os tipos de farmácias? Um estudo realizado recentemente pelos professores da Unicamp Rodnei Domingues e Dr. Miguel Juan Bacic faz a categorização das farmácias, de acordo com suas estratégias competitivas.
Eles chegaram à conclusão que existem as farmácias sem estratégias (ou irresolutas) e as farmácias com estratégia. As que possuem foram separadas em quatro tipos: Magnificentes, Notáveis, Atrativas e Assistencialistas. Vamos às características de cada uma:
Farmácias sem estratégias
Não possuem estratégia definida, a gestão é hesitante e indecisa e sem política de preços. A aparência externa deteriorada ou poluída, com instalações ultrapassadas e sem manutenção. Faltam mercadorias e controle de estoque e não há táticas para captação ou retenção de clientes. Enfim, são farmácias vulneráveis, com maior probabilidade de serem substituídas por aquelas de outras categorias.
Farmácias com estratégias
Magnificentes: têm como característica serem admiradas pela aparência externa sofisticada e instalações luxuosas, estando em regiões de alto poder aquisitivo. Elas possuem produtos de alto valor percebido.
Notáveis: são caracterizadas por possuírem aparência externa moderna, contarem com programa de fidelidade, com instalações novas e localizadas em lugares com grande movimento. Possuem preços e margens por compensação.
Atrativas: têm como objetivo serem acessíveis ao público com uma aparência chamativa, instalações práticas e preços competitivos. Têm uma preocupação em reduzir custos operacionais que possibilitem repassar essa economia aos consumidores, buscando fidelização.
Assistencialistas: trabalham para ser um apoio à saúde, possuindo foco nos serviços e na orientação, com base em um atendimento e acompanhamento personalizados (pelo proprietário). A ideia é ser referência na comunidade.
Ao saber desses perfis de farmácias, é necessário voltar a olhar para o seu negócio e tentar posicionar em uma das quatro opções que possuem estratégias, pois assim serão restabelecidos os caminhos a serem tomados pelo bom futuro do estabelecimento.
Esses dois primeiros passos foram só o começo desse especial. Fique atento que no início de junho tem mais! E não se esqueça: a ANB Farma está sempre em busca das melhores oportunidades para o crescimento da sua farmácia. Conte sempre conosco.