O verão está chegando e ter a farmácia
abastecida com a categoria de proteção solar é imprescindível para não perder
vendas, afinal, durante a estação aumenta-se a procura por esses produtos para
o uso de toda família.
Porém, diante da variedade, qual a melhor forma
de compor o sortimento da categoria de proteção solar? De acordo com Silvia
Osso, especialista em varejo e consultora de empresas, o importante é focar nos
itens de giro de classe A e B do estoque da loja e, também, nos lançamentos e
naqueles que estão com propaganda nos meios de comunicação.
“Vale lembrar que os PDVs em locais de veraneio
devem ter toda a categoria de proteção solar durante a temporada com estoques
maiores, diferentemente das grandes cidades que precisam fazer essa exposição
antecipadamente, já que as compras são feitas antes do período das viagens,
necessitando ter um estoque mais equilibrado na época”.
Trabalhando
a categoria de proteção solar na farmácia
Quando o assunto é a exposição, Silvia afirma
que a categoria de proteção solar massiva precisa ser agrupada em uma única
gôndola, com exceção dos artigos direcionados às crianças que devem estar em
seu ponto natural (segmento infantil) e na prateleira dos adultos como dupla
exposição.
Segundo a especialista, geralmente os protetores são organizados dessa
maneira: produtos com maior representatividade à frente dos demais, reunindo a
mesma linha, e seguindo a ordem crescente de FPS e de gramatura (por exemplo:
FPS 15 de 50mg seguido daquele de 100mg e assim por diante). Já os dermocosméticos
são colocados com as linhas que os constituem.
“Além do ponto natural, é válido incluir a
categoria de proteção solar para toda família nas pontas de gôndola e nos cubos
ou caixas expositoras”, adiciona Silvia.
A loja ainda pode aproveitar o momento da
compra da categoria de proteção solar para incrementar as vendas de outras
mercadorias relacionadas ao verão como os repelentes e loções pós-sol, colocando
esses itens juntamente com os protetores nas pontas de gôndola, favorecendo as
aquisições por impulso.
“Os kits também podem ser trabalhados, tanto aqueles já
montados pelos fornecedores quanto elaborados pelo próprio estabelecimento,
desde que agreguem valor aos artigos. Outra dica é introduzir no caderno de
ofertas informações a respeito da escolha certa do produto e treinar bem a
equipe de atendimento para orientar sobre a compra correta”.
De
olho nas vendas adicionais
De acordo com a especialista em varejo, a
categoria de proteção solar traz a oportunidade para a farmácia realizar vendas
adicionais e estimular os possíveis viajantes a incluírem uma pequena
“farmacinha” que os ajude em caso de necessidade. Veja algumas possibilidades:
Medicamentos: para febre (antitérmicos), dores de
cabeça (analgésicos), indisposição do estômago ou flatulência (antiácidos),
laxantes e outros MIPs (que dispensam a ida ao médico e são liberados pela ANVISA
para ficar no autosserviço) para náuseas, vômitos e diarreias decorrentes de
quadros virais, como resfriados e viroses intestinais.
Viagem com crianças:
- Termômetro;
- Colher medidora para
preparar soro caseiro ou em pó;
- Loção ou creme para picadas
de insetos ou queimaduras de sol;
- Líquido bactericida ou água
oxigenada para limpeza de cortes e machucados;
- Curativos adesivos;
- Embalagens pequenas de
compressas de gaze ou rolo de atadura de gaze;
- Esparadrapo antialérgico;
- Tesoura afiada para cortar
gaze ou esparadrapo;
- Pinça para retirar ferrões
ou farpas;
- Soro fisiológico;
- Solução nasal à base de
cloreto de sódio e sem conservantes;
- Protetor solar;
- Repelente de insetos;
- Seringa, conta-gotas,
colher ou copinho com medição para administrar remédios para crianças;
- Antialérgico para os casos
de asma ou alergia a algum tipo de alimento ou insetos;
- Demais medicamentos de uso
contínuo receitados pelo médico.
E na ANB Farma você encontra
a categoria de proteção solar completa de várias indústrias para toda a família
e, também, os produtos complementares. Conte conosco para preparar a sua loja e
vender muito quando o verão chegar.