09 de outubro de 2017

Categoria infantil: aproveite o Dia das Crianças e amplie suas vendas

Categoria infantil: aproveite o Dia das Crianças e amplie suas vendas

O Dia das Crianças traz vendas para todo o varejo, inclusive o farmacêutico. Por isso, apostar na categoria infantil é fundamental para evitar rupturas nessa data tão importante para o comércio.  

De acordo com Ricardo Iha, gerente de marketing & trade marketing da Phisalia, as farmácias são canais que vendem saúde e bem-estar e é nesse local que os clientes procuram por produtos de confiança, incluindo os de higiene.  

Nesse cenário, os critérios de compra para bebê e crianças se encaixam perfeitamente com o perfil do consumidor do PDV e, além disso, grande parte da busca é por conveniência e proximidade, sendo uma oportunidade para oferecer alternativas que os pais precisam quando vão dar banho em seus filhos e descobrem que estão sem shampoo, por exemplo. “Isso se reflete quando vemos que a participação nas vendas da categoria infantil do estabelecimento é maior do que no segmento adulto. Segundo a Kantar World Panel, a participação da farmácia com shampoo infantil foi de 7,2% em 2016, significativamente maior do que os 4,7% dos itens para adultos”.  

Ampliando as vendas da categoria infantil no Dia das Crianças 
Segundo Ricardo, há diversas possibilidades de ações para atrair as mães e crianças na data. Primeiramente, é essencial ampliar a área destinada à categoria infantil, com pontos extras para aumentar a exposição e permitir que a loja esteja abastecida para o crescimento da demanda. Além disso, em parceria com empresas licenciadoras, é possível fazer mini-eventos com a presença dos personagens dos produtos da categoria infantil para gerar tráfego ao PDV.  

Outra dica dada pelo gerente é trabalhar com os packs em que o cliente tem algum incentivo para expandir o volume médio, como promoções “Leve 3 Pague 2” de gel dental ou até mesmo aumentar sua cesta como na aquisição de um shampoo e condicionador com o creme de pentear grátis. Porém, para obter resultados, é fundamental ter boa divulgação em tabloides e sinalização no estabelecimento. “O varejista também pode implementar atividades com demonstração, brindes na compra de determinados itens e packs promocionais com desconto”.   

Ricardo ressalta que investir em espaços diferenciados para bebês e crianças sempre alavancam as vendas da categoria infantil, pois a shopper sente-se à vontade e com informação suficiente para fazer suas aquisições, acrescentando produtos que não são de rotina e/ou destino e acaba retornando à loja posteriormente. A estratégia ainda reforça a imagem da farmácia em ser especialista por disponibilizar o segmento. “Pensar em um ambiente específico para o público infantil é um grande diferencial não somente no Dia das Crianças”.  

Mix, sortimento e exposição da categoria infantil no canal forma  
O gerente de marketing & trade marketing da Phisalia explica que os shampoos, sabonetes líquidos e condicionadores já são considerados como artigos de rotina de compra dentro das famílias brasileiras para crianças de até 12 anos, mas que os kits com esses produtos são muito representativos para o canal farma. 
O setor de cuidado bucal também é muito buscado, sendo indispensável ter opções de géis e cremes dentais sem flúor e, ainda, aqueles com a substância reduzida para diminuir o risco causado pela ingestão. “Outros itens complementares ao banho como creme para pentear e troca de fraldas sem dúvida possuem grande potencial dentro dos PDVs, que são muito procurados pela proximidade e conveniência”.  

Ricardo ainda salienta a importância dos produtos licenciados para a categoria infantil, pois trazem novidades para a gôndola, possuindo personagens conhecidos e embalagens com formatos divertidos que lembram brinquedos. “Dessa forma, eles são muito mais atrativos para as crianças e para as mães que contam com esta ajuda lúdica para auxiliar a hora do banho e higiene dos pequenos”.  

Para a exposição, o gerente recomenda organizar respeitando a separação dos universos bebê e kids, ou seja, 0 a 3 anos e acima de 3 anos. Dentro de cada um desses mundos, os produtos devem ser agrupados em blocos por marcas para facilitar a localização e a visibilidade. “Muitos estabelecimentos separam as categorias de troca de fraldas e higiene bucal, mas como a relação de confiança da shopper com a marca é essencial para a decisão de compra, colocar diferentes segmentos dentro do espaço da marca já escolhida pelo consumidor favorece a visualização dos itens e estimula um maior volume”, finaliza Ricardo.  

Na ANB farma você encontra tudo o que sua farmácia precisa para investir na categoria infantil. Faça já o seu pedido e incremente as vendas da sua loja nesse Dia das Crianças.   

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