Dicas para aumentar o ticket médio na sua farmácia
Mesmo já tendo um mix de produtos variados, preços atraentes e bom atendimento, saiba que ainda é possível aumentar o ticket médio que o shopper gasta em sua farmácia.
Algumas estratégias, se adotadas de forma correta, podem fazer o faturamento da sua loja aumentar.
São ações possíveis de serem desenvolvidas e capazes de impulsionar os lucros e melhorar o desempenho financeiro do empreendimento.
Iniciativas para melhorar o ticket médio na sua farmácia
Ofereça Combos
Uma forma de atrair a atenção do consumidor é criar pacotes com produtos similares que ele normalmente utiliza.
Alguns exemplos são:
Kit 1: shampoo, condicionador, leave-in e máscara de hidratação;
Kit 2: creme dental, enxaguante bucal, escova de dente e fio dental;
Kit 3: filtro solar e pós-sol;
Kit 4: vitaminas, suplementos e produtos de cuidado pessoal.
Porém, criar os pacotes não é suficiente. Ofereça algum brinde ou desconto quando o shopper decidir pela compra. Isso incentiva os clientes a adquirirem mais itens, aumentando o valor total da compra.
Programas de Fidelidade
Mais do que conquistar novos clientes, mantê-los é fundamental para o sucesso do seu negócio.
Programas de fidelidade incentivam os clientes a gastarem mais para, por exemplo, acumular pontos que podem ser trocados por produtos ou brindes, ou receber descontos exclusivos.
Venda cruzada
O sucesso para este tipo de ação é ter uma equipe bem treinada.
Na venda cruzada, seus atendentes irão oferecer produtos que complementam a compra inicial do shopper. Por exemplo, ao vender um esmalte, ofereça também acetona e algodão.
Campanhas promocionais e sazonalidade
Aproveite datas ao longo do ano para criar promoções e aumentar as vendas.
Você pode, por exemplo, aproveitar o dia das mães para fazer uma promoção com desconto progressivo.
Isso motiva os shoppers a comprarem mais para aproveitarem o desconto.
Mas atenção! Desconto progressivo é bom ser aplicado em produtos que tem muita saída, como itens de uso diário e que duram pouco, como creme dental e enxaguante bucal.
Serviços adicionais
Se possível, ofereça na sua farmácia serviços adicionais como: aferição de pressão arterial, teste de glicemia ou algum dos mais de 40 exames autorizados pela Anvisa.
Caso seja algo mais complexo, o farmacêutico encaminha o shopper para o médico. Contudo, se for algo simples de ser resolvido, ele pode oferecer algum produto que auxilie no problema do cliente.
Com o público procurando a farmácia para esse tipo de serviço, aumenta a chance de compras adicionais.
Cupons de desconto ou vale-compras
Essa é uma palavra quase “mágica” para atrair consumidores. O desconto é um bom chamariz para clientes, mas ele tem que ser real. Nada de enganar seu público.
Distribua cupons de desconto para compras acima de um determinado valor ou ofereça vales-compras para serem utilizados em compras futuras. Isso incentiva os clientes a retornarem e gastarem mais.
Treinamento da equipe
Treinar sua equipe para saber oferecer produtos de maneira amigável e útil, destacando os benefícios para o cliente, é outra forma de contribuir para aumentar o ticket médio gasto na sua farmácia.
Vitrines Atrativas
Mantenha o PDV atraente. Vitrines e displays devem contribuir para destacar os produtos sazonais ou aqueles que estiverem em promoção.
Isso chama a atenção dos clientes, incentivando compras extras.
Uso de tecnologia
Utilizar aplicativos móveis, enviar notificações sobre promoções especiais e oferecer descontos exclusivos para usuários do aplicativo podem ser feitos com o auxílio da tecnologia.
Se você fizer vendas pela internet, estabeleça o “frete grátis”. Com um valor mínimo de compra, o cliente “ganha” a entrega. Isso vai motivar os shoppers a colocarem no carrinho o valor mínimo para conseguirem a entrega gratuita.
Conclusão
Independentemente da técnica que você utilize para aumentar o ticket médio do shopper na sua loja, o mais importante é que promoções e descontos sejam verdadeiros.
Para que o ticket médio esteja sempre aumentando, é preciso se adaptar constantemente, utilizando a criatividade com base nos dados colhidos diariamente.
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Crédito da imagem: iStock.com/Portra