22 de janeiro de 2024

Como aumentar o ticket médio na farmácia?

Como aumentar o ticket médio na farmácia?

Dicas para aumentar o ticket médio na sua farmácia 

Mesmo já tendo um mix de produtos variados, preços atraentes e bom atendimento, saiba que ainda é possível aumentar o ticket médio que o shopper gasta em sua farmácia. 
Algumas estratégias, se adotadas de forma correta, podem fazer o faturamento da sua loja aumentar. 
São ações possíveis de serem desenvolvidas e capazes de impulsionar os lucros e melhorar o desempenho financeiro do empreendimento. 


Iniciativas para melhorar o ticket médio na sua farmácia 

Ofereça Combos
Uma forma de atrair a atenção do consumidor é criar pacotes com produtos similares que ele normalmente utiliza.  


Alguns exemplos são:

Kit 1: shampoo, condicionador, leave-in e máscara de hidratação;

Kit 2: creme dental, enxaguante bucal, escova de dente e fio dental;

Kit 3: filtro solar e pós-sol;

Kit 4: vitaminas, suplementos e produtos de cuidado pessoal.

Porém, criar os pacotes não é suficiente. Ofereça algum brinde ou desconto quando o shopper decidir pela compra. Isso incentiva os clientes a adquirirem mais itens, aumentando o valor total da compra. 

Programas de Fidelidade


Mais do que conquistar novos clientes, mantê-los é fundamental para o sucesso do seu negócio. 
Programas de fidelidade incentivam os clientes a gastarem mais para, por exemplo, acumular pontos que podem ser trocados por produtos ou brindes, ou receber descontos exclusivos. 


Venda cruzada

O sucesso para este tipo de ação é ter uma equipe bem treinada.
 Na venda cruzada, seus atendentes irão oferecer produtos que complementam a compra inicial do shopper. Por exemplo, ao vender um esmalte, ofereça também acetona e algodão. 


Campanhas promocionais e sazonalidade

Aproveite datas ao longo do ano para criar promoções e aumentar as vendas. 

Você pode, por exemplo, aproveitar o dia das mães para fazer uma promoção com desconto progressivo.  

Isso motiva os shoppers a comprarem mais para aproveitarem o desconto. 

Mas atenção! Desconto progressivo é bom ser aplicado em produtos que tem muita saída, como itens de uso diário e que duram pouco, como creme dental e enxaguante bucal. 


Serviços adicionais

Se possível, ofereça na sua farmácia serviços adicionais como: aferição de pressão arterial, teste de glicemia ou algum dos mais de 40 exames autorizados pela Anvisa.  

Caso seja algo mais complexo, o farmacêutico encaminha o shopper para o médico. Contudo, se for algo simples de ser resolvido, ele pode oferecer algum produto que auxilie no problema do cliente. 

Com o público procurando a farmácia para esse tipo de serviço, aumenta a chance de compras adicionais.  


Cupons de desconto ou vale-compras

Essa é uma palavra quase “mágica” para atrair consumidores. O desconto é um bom chamariz para clientes, mas ele tem que ser real. Nada de enganar seu público. 

Distribua cupons de desconto para compras acima de um determinado valor ou ofereça vales-compras para serem utilizados em compras futuras. Isso incentiva os clientes a retornarem e gastarem mais. 


Treinamento da equipe

Treinar sua equipe para saber oferecer produtos de maneira amigável e útil, destacando os benefícios para o cliente, é outra forma de contribuir para aumentar o ticket médio gasto na sua farmácia. 



Vitrines Atrativas

Mantenha o PDV atraente. Vitrines e displays devem contribuir para destacar os produtos sazonais ou aqueles que estiverem em promoção. 

Isso chama a atenção dos clientes, incentivando compras extras. 


Uso de tecnologia

Utilizar aplicativos móveis, enviar notificações sobre promoções especiais e oferecer descontos exclusivos para usuários do aplicativo podem ser feitos com o auxílio da tecnologia. 

Se você fizer vendas pela internet, estabeleça o “frete grátis”. Com um valor mínimo de compra, o cliente “ganha” a entrega. Isso vai motivar os shoppers a colocarem no carrinho o valor mínimo para conseguirem a entrega gratuita. 


Conclusão

Independentemente da técnica que você utilize para aumentar o ticket médio do shopper na sua loja, o mais importante é que promoções e descontos sejam verdadeiros.  

Para que o ticket médio esteja sempre aumentando, é preciso se adaptar constantemente, utilizando a criatividade com base nos dados colhidos diariamente.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Crédito da imagem: iStock.com/Portra

Compartilhe: