Nos últimos meses, aqui no Blog da ANB, você tem acompanhado assuntos que envolvem a pandemia do novo coronavírus. E não é somente nas vendas que a crise afeta, a parte de gestão de pessoas também acaba sofrendo impactos, afinal, o papel de um líder nunca é fácil ainda mais com a situação que estamos vivendo.
Segundo André Costa, diretor financeiro e de RH da Farmarcas e Febrafar, a posição de gestor em uma empresa é algo extremamente complexo, ainda mais neste momento. Infelizmente ainda se tem muita confusão entre qualidade técnica com capacidade de liderança e aí nasce um grande problema, principalmente em momentos como o que atravessamos, sendo que constantemente observa-se gestores acumularem obrigações em função da dificuldade de delegar.
"Delegar as atividades é uma tarefa que requer muita dedicação do profissional, independentemente do tamanho do negócio, por isso que são constantes treinamentos e capacitações com pontos comportamentais. Essa dificuldade se reforça ainda mais nas empresas pequenas nas quais os líderes estão muito próximos das atividades no dia a dia e, principalmente, no trabalho remoto no qual muitas vezes não se tem ferramentas e métricas", avalia.
Dicas para delegar de forma eficiente em sua loja
André acrescenta que, normalmente, o proprietário ou gestor acaba sendo responsável pelos atendimentos, administração, negocia, recebe os pedidos, faz o planejamento de precificação dos produtos, executa o financeiro e participa do balanço e checagem do estoque.
Porém, em tempos de incertezas, fica difícil manter tantas funções, ainda mais para o canal farma que tornou-se um dos varejos mais importantes para a população. Por isso, veja algumas dicas que o diretor da Febrafar e da Farmarcas detalhou que podem auxiliar nesse processo de demandar.
- Tenha consciência da necessidade
Primeiro ponto é ter a certeza de que é preciso delegar as atividades para conseguir administrar o negócio com eficiência. Planejar as ações e colocar um responsável por projeto e/ou atividade é essencial para o sucesso. É preciso que o empresário ou gestor desenvolva o espírito empreendedor e incentive isso nos colaboradores para qualificar a maneira como que administra a loja.
- Equipe correta
Não existe um grande líder sem grandes profissionais, assim, um dos aspectos fundamentais para o sucesso é a capacidade de montar uma equipe eficiente. Para evitar a sobrecarga de trabalho, é preciso que o líder entenda a importância de delegar tarefas e de organizá-las de acordo com as qualificações de cada um. Assumir muitas responsabilidades é prejudicial para o direcionamento do negócio.
- Entenda como se tornar um gestor eficiente
O líder deve conhecer a si mesmo e a seus colaboradores para que identifique o que deve ser feito por ele ou transferido para outras pessoas. Essa capacidade de entender as habilidades contribui não apenas para aliviar o trabalho, mas, principalmente, para garantir melhores resultados.
- Confie nas pessoas
A confiança na equipe é primordial para que esse processo funcione, já que o líder não pode dar conta de tudo sozinho. Tarefas simples devem ser facilmente desempenhadas por outras pessoas. É preciso ter em mente que o operacional deve ser delegado a outros colaboradores. O gestor deve ter o foco no planejamento de outros projetos estratégicos e focar no desempenho dos resultados. No caso de atividades muito demoradas, uma boa ideia é transferir a parte mais mecânica, de modo que o gestor realize apenas a aprovação. Assim é possível dar a atenção necessária às tarefas mais decisivas.
- Capacite seus funcionários
Outro tipo de atitude que contribui para delegar as atividades é dividir a carga de trabalho. Com isso o gestor consegue dedicar parte do seu tempo para ensinar os colaboradores a realizar algumas tarefas. Isso demonstra que o gestor tem interesse genuíno pelo desenvolvimento da equipe e pode ajudar na identificação das pessoas com postura proativa e mais comprometidas.
- Acompanhe as atividades
Delegar as atividades não significa abandonar as entregas. Para garantir a qualidade do serviço desempenhado, o líder precisa estar atento ao que os funcionários estão fazendo e acompanhar frequentemente as atividades. Muitas vezes o gestor comete o erro de delegar as tarefas e se esquece de auxiliar a equipe para fazer os ajustes necessários.
- Melhore a sua comunicação
Para delegar atribuições e atividades é válido verificar se a pessoa que recebeu a ordem a entendeu corretamente. Principalmente quando o assunto inclui a entrega de trabalhos dentro de prazos determinados. Muitas vezes a mensagem emitida pelo líder não ficou totalmente clara, então fica mais difícil cobrar uma entrega se não tem ideia do que o colaborador realmente compreendeu.
"Enfim, como pode ser visto, evitar a centralização das atividades é essencial para o desenvolvimento de qualquer organização. Quando o gestor trabalha verdadeiramente lado a lado com o seu time, consegue melhorar a qualidade dos resultados, facilitando no combate de crises", finaliza André.
Conte com a ANB Farma em todos os momentos. Estamos sempre por dentro das principais informações de mercado para auxiliar no desenvolvimento do seu negócio.