Os protetores dermocosméticos oferecem benefícios diversos tanto para o consumidor quanto para a farmácia. Eles possuem ingredientes selecionados e de concentração maior em comparação com os massivos, além de serem testados para pessoas com problemas de pele específicas como pele sensível e dermatites. Para os estabelecimentos, trazem ainda mais resultados por serem produtos de alto valor agregado.
E para trabalhar a categoria na loja de forma assertiva, é necessário estar por dentro das estratégias de vendas, composição do sortimento, exposição, orientação farmacêutica entre outros aspectos que englobam a categoria.
Sortimento da categoria dermo solar
Apesar de serem utilizados ao longo do ano todo, os produtos de proteção solar dermo são mais procurados no verão e as farmácias acabam sendo o principal canal de compra. Para aproveitar essa oportunidade e ampliar as vendas na temporada, é importante ter um portfólio completo para todos os segmentos de proteção solar: fatores de proteção FPS 30 e 60, protetores com cores (claro, médio e escuro) com alta cobertura e FPS entre outros.
Com uma gama enorme de protetores dermos a venda, para elaborar um sortimento efetivo ainda é essencial entender o perfil do consumidor que frequenta a loja e adequar de acordo com a demanda.
Exposição dos produtos na loja
O verão é a oportunidade perfeita para expor esses produtos de maneira adequada, separando um espaço para os itens sazonais de forma a auxiliar o cliente na identificação. É necessário ainda organizar os protetores de acordo com suas especificações. Por exemplo, segmentando por área de aplicação (corpo ou rosto), público (adulto ou criança), fator de proteção e, claro, o valor. Os artigos devem ser inseridos em locais de alto fluxo e com pontos extras como o próprio checkout.
Orientação farmacêutica para proteção solar dermo
Na categoria dermocosméticos, a venda está muito atrelada à recomendação médica. No canal farma, o conhecimento da equipe de loja como farmacêuticos, dermoconsultoras e balconistas é muito importante para a comercialização desses produtos já que muitos clientes precisam de orientação para escolher o dermocosmético mais adequado ao seu tipo de pele.
Para que a farmácia esteja preparada para receber essa demanda, o farmacêutico e os atendentes devem devem realizar abordagem consultiva sobre cuidados com a pele no verão e o uso correto de protetores solares, além de oferecer produtos para experimentação e falar sobre as vantagens dos kits promocionais. Esse último item é fundamental, sendo trabalhado com descontos e brindes exclusivos que ajudam a atrair o consumidor.
Estratégias de vendas para farmácias
Para atrair mais clientes e alavancar as vendas dos protetores dermo no verão, é interessante trabalhar packs promocionais, com descontos e brindes exclusivos, além de incluir pontos adicionais e materiais de merchandising diferenciados.
Por ser um produto que ajuda no cuidado com a pele nas épocas mais quentes, as farmácias também podem aproveitar para impulsionar as vendas cruzadas com os demais itens da estação. Um protetor solar para pele oleosa, por exemplo, pode ser oferecido junto com um sabonete líquido ou hidratante específicos para esse tipo de pele para que o consumidor obtenha melhores resultados.
Além disso, a venda cruzada pode também impulsionar as vendas de algum item anti-idade, uma vez que, enquanto o protetor solar protege contra os danos do envelhecimento da pele, o produto anti-idade ajuda no tratamento cosmético de linhas e rugas já existentes na pele.
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