15 de dezembro de 2021

Definição do calendário sazonal para alavancar as vendas em 2022

Definição do calendário sazonal para alavancar as vendas em 2022

As oportunidades que as datas sazonais oferecem ao varejo são inúmeras e as farmácias e drogarias precisam saber aproveitá-las da melhor maneira possível. Por isso, elaborar o calendário sazonal para 2022 é uma ação assertiva, já que os varejistas terão um planejamento de todas as ações que podem ser desenvolvidas ao longo do ano com antecedência.


Da troca de estações às datas comemorativas, o canal farma tem, em mãos, uma infinidade de oportunidades para mostrar ao cliente que ali, naquele ponto de venda (PDV), é possível encontrar a solução perfeita também para ocasiões especiais e não apenas para suas compras de rotina e abastecimento. 


Cabe ao varejista montar um calendário com todas as datas importantes do ano e criar outras, exatamente quando há alguma baixa na demanda. 


Para a fundadora e diretora executiva da Germinar Consultoria, Carla Bovo, o primeiro passo para trabalhar muito bem a sazonalidade, é organizar qual o momento que se quer destacar. “Tenho que definir meu calendário para organizar, principalmente compras, materiais promocionais, negociação, ter o produto certo no momento certo.”


A especialista afirma que quando se fala de sazonalidade, não é só ter o protetor solar no verão, e o antigripal no inverno, é muito mais que isso, é pensar nos problemas que podem surgir e trabalhar a categoria como um todo, de forma estratégica. “Imunidade, por exemplo, não é mais sazonal, é algo que faz parte da rotina de consumo da população o ano inteiro.”


O profissional do balcão precisa fazer algumas perguntas assertivas e passar dicas e cuidados aos clientes. “Saber o que é aquele produto, para o que serve, como funciona.”


Os produtos parados em estoque, também podem ser trabalhados nas datas sazonais com preços um pouco mais agressivos. Além disso, é fundamental trabalhar em parceria com os fornecedores, sejam os distribuidores ou as indústrias, para conhecer as estratégias deles.


Datas mais relevantes para serem trabalhadas em 2022

- Carnaval: Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs), preservativos, tintura para cabelos, isotônicos.

- Dia Internacional da Mulher: kits presenteáveis com produtos de beleza, dermocosméticos, perfumaria, nutracêuticos.

- Dia das Mães: produtos para gestantes, hidratantes para o corpo e o rosto, cuidados com os cabelos, produtos para banho.

- Outono-inverno: hidratantes para o corpo, antigripais, antitérmicos, hidratantes labiais, inaladores, termômetros.

- Dia dos Namorados: kits e cestas para banho, cremes para massagear o corpo, linha de preservativos e lubrificantes;

- Dia dos Pais: produtos para barbear, cuidados com a pele e com os cabelos, perfumaria.

- Primavera: Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) para alergias, hidratantes, loções, colônias.

- Black Friday: aparelhos como aferidores de pressão, nebulizadores e inaladores; itens que estejam em excesso no estoque.

- Verão: protetor solar, repelentes, hidratantes, produtos para cuidados com a pele e os cabelos, protetores labiais.

- Natal: produtos que atendam desde as crianças até os adultos: kits de higiene e cuidados pessoais, perfumaria.



A ANB é sua parceira o ano inteiro. Conte com o nosso mix para todas as ações da sua farmácia em 2022.



Crédito da Imagem: FreePik/gpointstudio

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