Por serem produtos que abrangem diversos públicos, do jovem ao idoso, os dermocosméticos para limpeza da pele podem ser a porta de entrada para outras categorias no ponto de venda, conforme explica Monica Branco, diretora da unidade de negócios Aché Derma, do Aché Laboratórios. “Por serem do segmento dermo, têm alto valor agregado pelo maior perfil de eficácia e com margem comercial competitiva para as farmácias”, adiciona.
Por isso, investir nos principais itens que integram a linha de dermocosméticos para limpeza da pele é fundamental para não perder vendas. De acordo com Monica, estão nesse grupo os sabonetes e géis os quais são utilizados para lavar o rosto com enxágue. Além deles, os demaquilantes, tônicos, adstringentes e os esfoliantes, que removem as impurezas mais profundas, também não podem faltar nas prateleiras das lojas. “Alguns produtos possuem características multifuncionais, combinando ativos que fazem mais de uma função, como os sabonetes que promovem a esfoliação, por exemplo. Todos eles precisam estar presentes no canal farma para oferecer ao consumidor um leque de opções bem variado, pensando nas necessidades dos diferentes tipos de pele e na rotina de cada pessoa”.
Trabalhando a categoria de dermocosméticos para limpeza da pele na farmácia
Segundo a diretora da unidade de negócios Aché Derma, do Aché Laboratórios, um bom sortimento dos dermocosméticos para limpeza da pele deve atender às várias características como as secas, sensíveis, mistas e oleosas, além de considerar as necessidades de cada cliente. Os higienizadores indicados para pele oleosa merecem maior diversificação de apresentações, uma vez que a pele oleosa acomete a maior parte da população brasileira e, como são artigos com maior tendência de compra espontânea, podem ter um faceamento mais robusto.
Com relação à exposição, Monica ressalta que existem duas formas efetivas de organizar a linha de dermocosméticos para limpeza da pele:
1 – Por rotina de uso, em que a limpeza é sempre o primeiro passo e, por consequência, a primeira linha a ser exposta até finalizar com tratamentos específicos como os clareadores. “Nesse modelo, a vantagem é que o consumidor com um tipo de pele específica, encontra todos os produtos para os seus cuidados”, complementa a diretora.
2 – O outro modelo é ideal para marcas que possuem uma gama extensa de itens. Geralmente, o portfólio é colocado de acordo com o tipo de pele, mas sempre priorizando o oleoso, que é o maior mercado desse segmento.
“Na categoria de limpeza facial de pele oleosa, as versões líquidas são mais dinamizadas com diversas apresentações para diferentes tipos de pele e bastante influenciado pela prescrição dos dermatologistas, tendo evoluído 11,9% neste ano em valores (reais), contra 4,2% dos produtos em barra, sendo mais consumidos por um público específico (homens e jovens), geralmente com queixa de acne e oleosidade em excesso”, afirma Monica.
Para ampliar as vendas dos dermocosméticos para limpeza da pele, a sugestão dada pela diretora é apostar nos itens com qualidade e que tenham embalagens diferenciadas e atrativas. Vale ainda oferecer kits promocionais e descontos.
De olho no perfil do público dos dermocosméticos para limpeza da pele
A diretora da unidade de negócios Aché Derma, do Aché Laboratórios, conta que o gênero feminino ainda predomina entre os clientes dos dermocosméticos para limpeza da pele, mas percebe-se que os homens estão cada vez mais interessados nesse cuidado, tornando-os um relevante shopper para as farmácias. Já o critério de compra está muito ligado ao conhecimento da marca, seja por meio da indicação de amigos, da comunicação bem estruturada de cada empresa ou pela recomendação do médica.
Sobre o atendimento, Monica salienta a importância da equipe estar preparada para compreender e respeitar a receita e, também, estar capacitada para esclarecer todas as dúvidas dos consumidores, seja a respeito de um item específico ou tratamento.
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