O Dia Internacional da Mulher está chegando e ter a farmácia preparada com os principais itens da categoria feminina é fundamental para alavancar as vendas na data, afinal, qual mulher que não é vaidosa e gosta de comprar produtos para si mesma ou ser presenteada?
E quando se fala na categoria feminina, artigos não faltam. Por isso, ter um sortimento assertivo é primordial para vender mais tanto no dia quanto ao longo do ano. De acordo com Rodrigo Catani, head de Eficiência Operacional da AGR Consultores, consultoria empresarial que atua nos segmentos de varejo, indústria e setor de serviços, é imprescindível que o PDV combine em seu sortimento o básico de beleza e saúde incluindo itens para o cabelo e o corpo, higiene bucal e, ainda, outros mais elaborados como cosméticos, maquiagens, depilatórios, tinturas e dermocosméticos. “É válido sempre possuir os campeões de venda, mas sem esquecer aqueles que trazem algum tipo de diferenciação ou geradores de alta margem”.
Mais vendas da categoria feminina para sua loja no Dia Internacional da Mulher
Para Rodrigo, uma das estratégias para a data é apostar na atração dos homens pensando justamente na questão dos presentes. Como eles preferem gastar menos tempo nas aquisições, se houver boas opções a preços adequados, podem enxergar na farmácia uma possibilidade para adquirir produtos da categoria feminina, uma vez que os estabelecimentos geralmente são muito bem localizados e fáceis de encontrar. “É essencial ter uma ótima comunicação com certa antecedência, montar kits promocionais com uma exposição eficiente e ter atendentes que conheçam os artigos e possam dar orientações. Vale lembrar que é um presente e não um medicamento, portanto a abordagem será outra”.
Quando o assunto são os packs promocionais, excelentes alternativas para presentes e, consequentemente, para ampliar os lucros, o head de Eficiência Operacional da AGR Consultores afirma que as lojas podem negociar com os fornecedores ou até mesmo montar seus próprios kits conforme as características de seus clientes. Rodrigo indica a elaboração de packs com duas a três faixas de preços, dessa forma, atinge-se tanto as pessoas que querem gastar mais quanto aquelas que procuram somente uma lembrancinha para presentear.
“Os kits devem conter itens da categoria feminina que fogem do dia a dia e do básico como um sabonete especial, loções, batons, colônias, entre outros e, assim, podem ser feitas diversas combinações de artigos e faixas de preços. É interessante expô-los em ilhas e nas pontas de gôndola. Alguns pontos de venda colocam esses produtos no caminho dos caixas ou neles mesmos, mas pode ser tarde demais. Como é algo com um valor um pouco maior, o shopper tem que ter tempo de avaliar as opções e decidir. No checkout é mais complicado disso acontecer e a tendência é que a compra não se efetive”.
De olho na concorrência
Como vários produtos da categoria feminina são vendidos nos supermercados, que acabam vendendo mais o básico e mercadorias de menor valor agregado, Rodrigo afirma que as farmácias devem vender também esses itens, porém necessitam estruturar seu sortimento com segmentos e itens mais diferenciados que dificilmente são vendidos nesse canal, como os cosméticos e artigos de beleza, porém sem que sejam mais caros. É preciso adequar o portfólio ao perfil de loja.
“A ocasião de compra é outra. No supermercado, a mulher geralmente está fazendo aquisições para a casa e para a família e no canal farma ela pode se dar ao luxo de fazer um agrado a si mesma. Outro ponto é que esse tipo estabelecimento é um varejo de autosserviço, enquanto na farmácia há um atendimento mais personalizado. Isso faz muita diferença na venda de produtos de beleza e cosméticos”.
Produtos mais buscados pelas mulheres
Confira a seguir os itens mais buscados pelas mulheres nas farmácias e alavanque suas vendas da categoria feminina.
- Tintura para cabelos
- Shampoo
- Condicionadores
- Protetor solar
- Absorvente
- Produtos para depilação
- Sabonetes
- Cremes para pele
- Desodorante
- Creme dental
“É importante ter uma variedade desses produtos que atendam às necessidades dos consumidores, sem incorrer em altos custos de estoque, isto é, encontrar o equilíbrio entre variedade e giro”, finaliza o head de Eficiência Operacional da AGR Consultores.
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