14 de julho de 2021

DIA DO HOMEM: PREPARE SUA FARMÁCIA PARA A OCASIÃO

DIA DO HOMEM: PREPARE SUA FARMÁCIA PARA A OCASIÃO

A preocupação com beleza, envelhecimento e bem-estar deixou de ser exclusiva das mulheres. Hoje, o homem passou a se preocupar ainda mais com a sua imagem como fator status social e sucesso. De acordo com dados do Instituto Euromonitor Internacional, o Brasil é o segundo maior mercado, ficando atrás apenas dos Estados Unidos no que diz respeito ao consumo de produtos destinados à beleza masculina, o que se configura como uma grande oportunidade para farmácias e drogarias.


Segundo dados da Nielsen Retail Index Abril 2021, a tendência acelerada nos últimos meses fez com que a categoria de produtos masculinos no Brasil crescesse 4% nos últimos seis meses se comparado com o período anterior e 1% se comparado com os mesmos seis meses do ano anterior. O canal farma seguiu a mesma tendência de crescimento e hoje já é possível observar um crescimento de 1% nos últimos seis meses versus período anterior e as redes em cadeia um crescimento de 12% no total categoria.


Segundo informa o mestre e professor na área de marketing, palestrante e consultor do mercado farmacêutico, Messias Cavalcante, o mercado de beleza masculina tem forte impacto nos produtos voltados a cabelos, barba e perfumaria, e produtos voltados aos cuidados com a pele e o segmento de vitaminas e suplementos começam a ganhar relevância, visto que os homens estão se preocupando cada vez mais com o envelhecimento. “Dessa forma, o sortimento deve privilegiar produtos para cabelos, entre eles xampus, cremes e pomadas para pentear; itens para os cuidados com a barba; perfumes; desodorantes; vitaminas; e mais recentemente, os cosméticos e dermocosméticos destinados aos cuidados com a pele.”


A categoria de produtos masculinos oferece à farmácia um complemento de tíquete médio, aumentando o potencial de compra dentro da loja, fazendo com que ela se torne um local de experiência completa para o consumidor. “A estratégia que a loja deve adotar precisa ser efetiva, isto é, investir na boa exposição, na oferta de produtos de qualidade e na definição de um espaço próprio e bem definido dentro da loja, caso contrário, o consumidor tende a não reconhecer a loja como um local de compra da categoria”, diz. O mix de produtos deve considerar no mínimo três opções contendo a marca mais famosa, uma intermediária e uma para não perder a venda.


 A boa exposição dos produtos nas gôndolas, bem como a utilização dos mateias de merchandising, são ações imprescindíveis e devem ser feitas como forma de valorizar a presença de algumas marcas dentro do ponto de venda (PDV). É recomendado a criação de um espaço exclusivo para as categorias masculinas dentro da loja, com boa iluminação. “Isso valoriza o produto exposto, afinal este é um segmento que cresce e tem um tíquete médio considerável, o que justifica o investimento”, ressalta.


Crédito da Imagem: iStock

Compartilhe: