Mesmo não sendo um local direcionado para o
Dia dos Pais, a farmácia pode sim ser mais uma opção de loja para presentear os
papais na data.
Segundo Tatiana Ferrara, farmacêutica e consultora
especialista em varejo, é preciso entender que dificilmente um consumidor irá
espontaneamente pensar no canal farma como um lugar para adquirir presentes no
Dia dos Pais, por isso, o esforço tem que ser maior já que o cliente
provavelmente estará no PDV para fazer uma compra pessoal e, caso veja uma
sugestão para presentear, pode se interessar. Assim, Tatiana recomenda pensar
em um mix que traga itens atraentes e mostrar ao público que o estabelecimento
oferece essa possibilidade.
“No caso do Dia dos Pais, o produto será para presente.
Dessa forma, uma exposição diferente em um ponto extra ajuda muito, pois os
filhos têm dificuldade em saber o que dar e, ao entrarem no comércio e
visualizarem algo que chame atenção, podem ser estimulados a comprar. A loja
ainda deve lembrar de colocar os artigos em uma apresentação de presente, ou
seja, montar kits com embalagens diferenciadas e indicar essa alternativa
facilitando a aquisição e a escolha dos shoppers. Além disso, também vale
utilizar os materiais de comunicação para sinalizar a gôndola, atraindo as
pessoas e lembrando-as da comemoração”, adiciona.
Ações para aumentar
as vendas no Dia dos Pais
Para atrair a clientela e, consequentemente, ampliar as
vendas, a consultora informa que a ideia é interceptar o público da farmácia, usando
os locais de grande fluxo como o balcão, caixa e outros pontos extras para chamar
a atenção das pessoas para os produtos. Outra possibilidade é elaborar um
tabloide especial de Dia dos Pais com sugestões de presentes, focando nos kits.
“O Dia dos Pais traz como oportunidade para o canal farma o
aumento de ticket médio. Uma vez que o consumidor está na loja, podemos
aproveitar para fazer com que ele compre outros itens e, na data, um presente
para os pais”.
Mercado de produtos
masculinos
De acordo com Tatiana, atualmente os homens começaram a
buscar e a utilizar mais produtos exclusivos. Antes, eles aceitavam usar os
itens femininos e a própria mulher adquiria o mesmo artigo para ambos. Agora,
muitos tomam a decisão da compra e, assim, procuram por produtos específicos.
“Hoje há uma série de linhas focadas no homem.
Recentemente, diversas empresas têm investido em embalagens interessantes,
especialmente de cosméticos. Shampoos para cabelo e barba, condicionadores,
pasta modeladora, desodorantes, hidratantes antissinais, kits para cuidado com
a barba e muitos outras mercadorias estão disponíveis com apelo para o público
masculino”, finaliza a consultora.
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