O Dia dos Namorados é uma das datas mais relevante do comércio, de uma maneira geral, e quando bem trabalhada, por trazer muitos ganhos para a sua farmácia.
Segundo Gilson Coelho, consultor especializado no canal farma, a data traz oportunidades para o varejo farmacêutico como geração de tráfego e ticket médio um pouco mais acima do que o usual, mas desde que o PDV ofereça opções diferenciadas.
“O mais importante para as ações darem certo é organizá-las com antecedência. Vale contar até com uma consultoria para ajudar no planejamento. Lojas que possuem calendário de eventos já programados conseguem fazer um bom trabalho, pois ganham tempo para realizar as estratégias sem improviso. A ideia é sair do comum para surpreender o público”, ressalta Gilson.
Como surpreender seus clientes no Dia dos Namorados e aumentar as vendas?
1 - Aposte nas cestas de presentes com itens favoráveis para a data
Um dos fatores mais fundamentais é trabalhar com um mix diferenciado já que a data é especial. Nesse caso, as cestas e kits para presentes com itens para os namorados são excelentes alternativas. Gilson dá a dica: faça opções do tipo “cesta amor”, “cesta paixão”, “cesta loucura”.
“Esses kits chegam ser quase um produto artesanal, demandam trabalho do time da farmácia, mas criam algo especial dentro do ponto de venda. Algumas podem custar em torno de R$ 300,00 e as pessoas compram por ser um item exclusivo, que a loja elaborou”, adiciona.
E não se esqueça de fazer uma exposição atrativa. O consultor recomenda criar pontos extras com placas para chamar atenção, por exemplo: “Especial Dia dos Namorados”.
2 - De olho no sortimento
Além das cestas, Gilson comenta o quanto é interessante fazer promoções com artigos especiais com os perfumes, por exemplo. O objetivo é contar com produtos que não sejam do consumo diário, que representem um verdadeiro mimo.
3 - Crie um clima romântico em sua loja
Ambientar o PDV é imprescindível para atrair o público. Porém, nada adianta fazer uma decoração e não comunicar a sua área de influência sobre as ações que estão sendo feitas para a data. Divulgue para os consumidores que estão ao redor do seu estabelecimento, pois assim eles saberão que você está fazendo algo novo. Prepare o espaço de uma forma que os itens sejam valorizados e conversem com os shoppers, é uma maneira de surpreendê-los. “É primordial saber gerar tráfego e comunicar para gerar curiosidade e, no fim, lucro”, adiciona Gilson.
4 - Capacite sua equipe
Treine o time da farmácia para que conheçam o mix da data e para que possam abordar os clientes da melhor forma. Uma ideia é levá-los até os pontos extras nos quais os produtos estão expostos.
“Em muitos casos, a pessoa até está com a intenção de adquirir algum presente e, ao mostrar que o estabelecimento tem essa alternativa, acaba satisfazendo a sua necessidade”, finaliza Gilson.
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