06 de junho de 2023

Dia dos Namorados: mais uma opção de lucratividade para as farmácias

Dia dos Namorados: mais uma opção de lucratividade para as farmácias

Junho é o mês dos namorados e você pode aproveitar esta data sazonal para alavancar as vendas de algumas categorias importantes. 

As demandas do período, segundo informa a especialista em varejo farmacêutico, Silvia Osso, se configuram em: perfumes; dermocosméticos; cuidados pessoais (principalmente cremes e loções hidratantes; sabonetes líquidos íntimos, espumas, hidratantes, géis para massagem, aromatizadores, cuidados com a barba, cabelos, pele e banho, além de itens que lembrem apelos emocionais que evoquem embelezamento. Importante focar nos preservativos diferenciados e géis. Aqui também cabem os eletrônicos.

A ocasião é propícia para a montagem de kits pelas farmácias, além daqueles que os fornecedores já enviam prontos. É possível trabalhar um sabonete íntimo ou lenços umedecidos íntimos com preservativos e gel lubrificante, por exemplo; ou cremes para o corpo, perfumes ou desodorantes; artigos de maquiagem e nécessaires; entre outros. “Eu sugiro que se ofereçam embalagens mais sofisticadas, tipo caixas para presentes; alguns nécessaires utilizando papel de seda para acomodar os produtos ao invés de cestas ou papel celofane, que está muito ‘batido’ e acaba empobrecendo a proposta”.

A diretora executiva da Germinar Consultoria, Carla Bovo, acrescenta ainda que como, atualmente, tem bastante conveniência nas lojas, uma dica é acrescentar nos kits, algumas guloseimas/gostosuras. “É uma ação que dá super certo”, afirma.

Segundo ela, todas as ações devem ser adotadas durante o mês de junho inteiro, já que muitas pessoas não comemoram exatamente no dia por conta de divergência nas agendas do casal. “Um outro produto que também é bastante vendido é a pílula do dia seguinte, então é algo que precisa checar se está com o estoque em dia; além de itens contra ‘resseca’”, pontua Carla.

Foco nos preservativos

A exposição dessa categoria é muito importante para chamar a atenção do shopper e garantir uma jornada de compra mais efetiva e prazerosa. A tomada de decisão acontece em apenas 20 segundos. Por isso, esses produtos devem estar alinhados de acordo com as suas respectivas marcas, uma vez que esses consumidores se baseiam na confiança e conhecimento de marca como fator inicial de decisão. Também é importante que os preservativos estejam separados pelos segmentos – linha básica, diversão, performance, premiuns – e nos benefícios que cada SKU possui – efeito prolongado, mais fino, mais largo, entre outros, assim, são mais fáceis de serem encontrados e rápidos de serem comparados. Também é importante que estejam alinhados com produtos complementares como lubrificantes íntimos e acessórios, dessa maneira também conseguem favorecer a compra desses itens. Pontos extras, em especial o checkout, fazem toda a diferença na conversão da venda.
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Crédito da imagem: iStock.com/zoranm

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