09 de agosto de 2019

Dia dos Pais (11/08): o seu PDV tem presentes para todos os tipos de pais!

Dia dos Pais (11/08): o seu PDV tem presentes para todos os tipos de pais!

A comemoração do Dia dos Pais sempre vem com grandes oportunidades para o canal farma, entre elas o aumento do ticket médio e das unidades por ticket e a geração de oportunidades de experimentação de produtos. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google BrandLab em 2018, 93% dos homens acham importante cuidar da aparência e 90% já usaram cosméticos. Com isso, os PDVs devem apresentar um sortimento abrangente e profundo para que cada tipo de pai encontre produtos que lhe agrade. 


Todas as categorias podem entrar na cesta de compras nesta ocasião e, dentro disso, explorar os seguintes produtos: 

- Cabelo: shampoo, condicionador, 2x1, gel e pomada
- Barba: lâmina de barbear, creme de barbear, pós-barba, óleo de barba, tesoura e pente
- Pele: hidratantes, protetor solar, protetor labial e limpeza de pele
- Coloração: cobertura de brancos e tintura
- Preservativos: géis lubrificantes e preservativos

Se optar por trabalhar com kits, a diretora da Mind Shopper, consultoria especializada em soluções estratégicas para o ponto de venda, Alessandra Lima, recomenda atentar-se para o fato de que eles devem ser montados de forma a entregarem uma solução completa ao comprador. Alguns exemplos:  "banho da academia", com itens de cabelo e higiene pessoal; "barba perfeita, com lâmina, creme de barbear, pós-barba e óleo para a barba; "nécessaire de jogador, com desodorante, talco antimicótico, sabonete líquido, gel de contusão.

Alessandra ressalta que as lojas devem pensar em ter uma seção masculina para organizar este "mundo" ou identificar nas gôndolas onde estão os produtos para eles, já que a grande maioria do sortimento atual é focado em mulheres, que são as consumidoras majoritárias na farmácia. "O mundo ideal é montar um "Espaço Homem" e agrupar todos os produtos por solução, além de se preocupar com a comunicação de gôndola, que deve transmitir este racional de compra e facilitar a jornada. Além disso, preço e promoção devem estar sinalizados com destaque, chamando a atenção para a vantagem", diz.  

Para aumentar as vendas na data comemorativa, o varejista não deve limitar-se ao PDV, mas explorar a jornada de compras inclusive no site, no aplicativo, no e-mail marketing etc. "Todos esses canais devem abordar o tema e apresentar benefícios para cativar o shopper. Já na loja, as estratégias devem passar por uma excelente exposição no ponto natural e aumentar o número de touchpoints, como checkout, clip strip (fita cross), balcão, mesa de valorização e tabloides, além do treinamento da equipe, que deve oferecer produtos correlatos e relembrar os clientes sobre a data", recomenda Alessandra. Ela inclui a necessidade de levar em consideração que a compra é realizada por shoppers do sexo feminino que irão "presentear". Daí, a importância de apostar em pontos extras e cross-merchandising em seções de alto giro.

Quanto à decoração temática, a palavra de ordem é minimalismo. Não é indicado fazer grandes referências à data em si, mas uma mesa de valorização decorada com balões na entrada da loja pode surtir efeitos bastante positivos. "O principal para esta ocasião é espalhar soluções por toda a loja de modo a aumentar os pontos de contato e interação", finaliza a profissional. 

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