O homem se configura como um novo consumidor de beleza dentro de farmácias e drogarias. Mas esse consumo é para eles mesmos, pois cada vez mais o público masculino tem se preocupado com a sua imagem, como fator de bem-estar e sucesso.
Em 2020, o Brasil ocupava a quarta posição no mercado de beleza, perdendo somente para Estados Unidos, China e Japão, de acordo com dados do Instituto Euromonitor Internacional. Porém, quando se fala de beleza no segmento masculino, o Brasil é o segundo maior mercado, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Segundo um levantamento feito pelo GetNinjas, aplicativo (app) de contratação de serviços na América Latina, a demanda pela categoria Moda e Beleza contabilizou mais de 200 mil solicitações em 2020. Tal número representa um aumento de 54% nas buscas em comparação a 2019. O que sugere que mesmo durante a pandemia o mercado de beleza manteve ritmo de crescimento no Brasil. Esses dados foram reforçados pelo Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
De acordo com dados da Nielsen Retail Index Abril 2021, o mercado brasileiro já retomou os níveis de consumo do período anterior à pandemia, inclusive em patamares superiores àquele. A tendência acelerada nos últimos meses fez com que a categoria de produtos masculinos no Brasil crescesse 4% nos últimos seis meses se comparado com o período anterior e 1% se comparado com os mesmos seis meses do ano anterior. Números esses extremamente expressivos para o momento do mercado e para o tamanho da categoria no Brasil. O canal farma seguiu a mesma tendência de crescimento e hoje já é possível observar um crescimento de 1% nos últimos seis meses versus período anterior e as redes em cadeia um crescimento de 12% no total categoria.
Segundo informa o mestre e professor na área de marketing, palestrante e consultor do mercado farmacêutico, Messias Cavalcante, o mercado de beleza masculina tem forte impacto nos produtos voltados a cabelos, barba e perfumaria, mas produtos voltados aos cuidados com a pele e o segmento de vitaminas e suplementos começam a ganhar relevância, visto que os homens estão se preocupando cada vez mais com o envelhecimento. “Dessa forma, o sortimento deve privilegiar produtos para cabelos, entre eles xampus, cremes e pomadas para pentear; itens para os cuidados com a barba; perfumes; desodorantes; vitaminas; e mais recentemente, os cosméticos e dermocosméticos destinados aos cuidados com a pele.”
Há algum tempo era razoável dizer que produtos de beleza masculina eram encontrados com dificuldade, enquanto hoje, se tornaram uma das apostas das indústrias para o crescimento da categoria. Em relação à categoria de barbear, por exemplo, houve uma crescente busca por itens que propiciem a criação e manutenção de diferentes estilos de barba, com opções de lâminas de precisão para um estilo mais bem definido, as de redução ou de eliminação da irritação da pele, além da depilação corporal com lâminas.
Oportunidades lucrativas
A categoria de produtos masculinos oferece à farmácia um complemento de tíquete médio, aumentando o potencial de compra dentro da loja, fazendo com que ela se torne um local de experiência completa para o consumidor.
Para as farmácias que desejam lucrar com a categoria de produtos masculinos para beleza, o especialista lembra que é preciso ter claro que a sua concorrência vai além de outras farmácias, afinal essa linha de produtos é comercializada em lojas dedicadas ao segmento de beleza, barbearias e até mesmo supermercados. “A estratégia que a loja deve adotar precisa ser efetiva, isto é, investir na boa exposição, na oferta de produtos de qualidade e na definição de um espaço próprio e bem definido dentro da loja, caso contrário, o consumidor tende a não reconhecer a loja como um local de compra da categoria, um local onde vai de fato encontrar aquilo que procura”, enfatiza. Cavalcante complementa dizendo ainda que o mix de produtos deve considerar no mínimo três opções contendo a marca mais famosa, uma intermediária e uma para não perder a venda.
Dia dos Pais: importante data sazonal
Assim como as demais datas sazonais trabalhadas pelo comércio de uma maneira geral, o Dia dos Pais não pode ser esquecido. Essa é uma excelente oportunidade para aumentar o desempenho da loja.Cavalcante comenta que a farmácia é o local de compra de produtos para a família e a construção de um bom mix de produtos é que vai posicioná-la como um local para a compra de presentes para essa data. “Uma dica é utilizar o cadastro de clientes para o envio de e-mail marketing ou promoções via WhatsApp com promoções ou ofertas de produtos dessa categoria para o público-alvo. Outra sugestão é a construção de kits presenteáveis, mas é preciso ir além do celofane, invista na compra de caixas e monte propostas de presentes que realmente tenham presença e impacto, afinal a preocupação com a qualidade é muito importante.”
A boa exposição dos produtos nas gôndolas, bem como a utilização dos materiais de merchandising, são ações imprescindíveis e devem ser feitas como forma de valorizar a presença de algumas marcas dentro do ponto de venda (PDV). O especialista recomenda a criação de um espaço exclusivo para as categorias masculinas dentro da loja, com boa iluminação. “Isso valoriza o produto exposto, afinal este é um segmento que cresce e tem um tíquete médio considerável, o que justifica o investimento”, ressalta.
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