Não é de hoje que cuidar da pele,
dos cabelos e da barba é uma realidade no universo masculino e que demanda
frequência. Com isso, o canal farma encontra boas oportunidades de venda para
esse público, especialmente em datas comemorativas como o Dia Nacional do Homem
(15/07), quando as mães e parceiras se dedicam a agradá-los com alguns mimos.
De acordo com o gestor
administrativo da Biozenthi, Elton Dagostin, há alguns anos, os homens passaram a gastar mais em com produtos de
higiene e beleza, pois se sentem mais confiante e cuidam mais da saúde, do
corpo e da aparência. Ele ressalta outro
ponto muito importante: são bastante fiéis aos produtos que gostam, sempre voltam
para comprar e dificilmente trocam de marcas.
Diante disso, sortimento dos PDVs deve conter, além dos tradicionais
sabonetes, cremes dentais, shampoos, desodorantes e cremes de barbear, artigos
para cabelos, antissinais, filtros solares e até maquiagem. “Quando falamos em
produtos capilares, por exemplo, não se pode pensar apenas no tradicional, mas
sim nos direcionados para este público, de modo que o homem perceba, por meio
de embalagens e rótulos diferenciados, que foram desenvolvidos e pensados para
ele. Um bom fixador, uma boa pomada, óleo de barba, shampoo para barba, filtro
com tonalizante, entre outros, podem fazer toda a diferença no nécessaire do
homem atual e moderno”, aponta Dagostin.
Segundo ele, os homens têm optado por cortes diferenciados e cuidado
mais dos cabelos e do tipo de penteado e que isso tem exigido produtos mais
elaborados para manter a beleza dos cortes, a hidratação dos fios e os cuidados
com a barba, deixando-a sempre macia e hidratada. “Eles estão, inclusive, dispostos
a pagar por diferenciais, como um produto que ofereça um penteado que dure o
dia todo com aparência natural, por exemplo”, inclui.
Com isso, alguns exemplos de kits que podem ser pensados para chamar a
atenção deste público são:
- Shampoo + óleo para barba
- Shampoo + condicionador de cabelos, pomada capilar, hidratante facial
e filtro solar
Exposição simplificada
Montar vitrines e mesas de exposição em um local estratégico do PDV e
organizar produtos exclusivos masculinos em pontas de gôndola ou prateleiras
específicas são meios de chamar mais a atenção dos homens, atraindo-os para o
interior da loja. E, como as mulheres ainda são maioria nas farmácias, o
empenho da equipe para, nesta data especial, dar mais ênfase aos produtos
masculinos, oferecer atendimento diferenciado e apresentar os benefícios e
diferenciais dos produtos é essencial.
“O homem quer objetividade e assertividade no momento da compra e isso
pode ajudá-lo a ter mais interesse por novos produtos que estão visualmente fáceis
de serem encontrados. Geralmente, ele entra na farmácia sabendo exatamente o
que vai comprar e, muitas vezes, não procura por novos itens ou outros
produtos. Então, essa diferenciação do local facilita a compra, tornando-a
mais rápida e prática”, enfatiza o profissional.
Tecnologia e marketing
Utilizar as mídias sociais como
vitrine de produtos, segundo o profissional, também é fundamental para a
divulgação de lançamentos específicos para o público masculino, atraindo homens
e mulheres a conhecerem e adquirirem produtos para os seus filhos, amigos ou
parceiros. “Com o aumento dos cuidados
com o corpo com treinamentos em academias e crossfits, por exemplo, os
homens começaram a frequentar mais as farmácias buscando produtos de
suplementação em drogarias e farmácias de manipulação. Esta nova preocupação do
público masculino, que passou a ter e dar mais atenção à saúde e ao corpo, gera
oportunidades de oferecer um mix maior de produtos masculinos de beleza”,
garante.
Ações de marketing em datas
comemorativas como o Dia Nacional do Homem também contribuem muito com o
aumento do tíquete médio de venda das farmácias. Dagostin pontua que é preciso oferecer algo que chame a atenção,
que interaja, que gere interesse por novos produtos e não apenas pelos itens de
reposição que normalmente encontram nas farmácias, pegam rapidamente e saem.
“Envolver tecnologia, como um vídeo interativo explicando rapidamente sobre um
novo produto, pode ser algo que chame a atenção. Essas estratégias para atrair
e fazer o homem se sentir mais à vontade dentro da farmácia deixarão clara a
preocupação em dar um atendimento diferenciado para o público masculino”,
esclarece.
Na ANB Farma, você encontra o maior sortimento masculino do
mercado farmacêutico para conquistar clientes do público masculino com
necessidades e gostos diversos.