06 de julho de 2022

Diabetes: sintomas, tratamento e mais

Diabetes: sintomas, tratamento e mais

O Brasil é o quinto país com maior incidência de diabetes, com cerca de 7% da população diagnosticada com a doença

O diabetes mellitus é uma doença causada pela falta ou má distribuição da insulina, esta que é a responsável pelo controle da quantidade de glicose no sangue, isto é, os níveis de açúcar. Quando uma pessoa tem esse diagnóstico, portanto, ela não consegue utilizar a glicose adequadamente, causando um déficit na metabolização desse carboidrato. 

Hormônio produzido pelo pâncreas, a insulina quebra as moléculas de glicose para transformá-las em energia, com todas as células se beneficiando desse funcionamento. Desse modo, em caso de ausência total ou parcial desse hormônio, há uma interferência na queima do açúcar e na sua transformação em outras substâncias (proteínas, músculos e gordura). 

No Brasil, as estimativas mais recentes mostram que 16,8 milhões de pessoas, cerca de 7% da população, são diagnosticadas com a doença. Mundialmente, é o quinto país com maior incidência de diabetes. Vale lembrar que há tratamento para o diagnóstico, e a prevenção e a análise correta do caso são indispensáveis para o bem-estar do paciente.

Tipos do diabetes
Diabetes tipo 1
Não há conhecimento da causa exata do tipo 1. O que se sabe é que o sistema imune identifica as células beta do pâncreas, que são responsáveis pela produção de insulina, e destrói elas. Como não é causado pelo estilo de vida, pode estar presente desde o nascimento.

Diabetes tipo 2
Mais comum entre a população, o tipo 2 é principalmente causado por maus hábitos alimentares, como o consumo excessivo de alimentos com açúcar ou carboidratos. Ter um estilo de vida sedentário também pode ser um agravante desses casos. Pessoas com acúmulo de gordura na região abdominal podem ter mais riscos à doença, visto que as células de gordura parecem contribuir para a resistência da insulina.

Diabetes gestacional
Este tipo é desenvolvido por conta dos hormônios produzidos pela placenta durante a gravidez. Segundo o Tua Saúde, eles parecem bloquear parcialmente a ação da insulina, aumentando os níveis de açúcar no sangue durante a gestação.

Pré-diabetes
Ainda, há este tipo de diabetes, que acontece quando o nível de açúcar no sangue está aumentado, embora não seja o suficiente para o diagnóstico da doença.

Sintomas de diabetes
Segundo o site Tua Saúde, os principais sintomas são: 

  • Sensação de sede exagerada;
  • Aumento da fome;
  • Vontade frequente para urinar;
  • Boca seca;
  • Cansaço fácil;
  • Alterações da visão.

Fatores de risco
Há, também, alguns fatores de risco para a doença. São eles: 

  • Obesidade (inclusive a obesidade infantil);
  • Hereditariedade;
  • Falta de atividade física regular;
  • Hipertensão;
  • Níveis altos de colesterol e triglicérides;
  • Medicamentos, como os à base de cortisona;
  • Idade acima dos 40 anos (para o diabetes tipo 2);
  • Estresse emocional.

Diagnóstico e tratamento
Para o diagnóstico correto, é necessário um estudo individualizado de cada caso com um acompanhamento de um médico especializado. Ainda, vale contar com o apoio de uma equipe disciplinar para práticas corretas na rotina que visam o bem-estar e qualidade de vida dos pacientes. 

Um dos exames mais comuns para o diagnóstico é o teste da glicemia de jejum, que mede a quantidade de glicose no sangue após um período de jejum de, pelo menos, 8 horas. Segundo o Tua Saúde, os valores de referência são:

Normal: inferior a 99 mg/dL;
Pré-diabetes: entre 100 a 125 mg/dL;
Diabetes: acima de 126 mg/dL.

Mantenha uma rotina regular de vista aos médicos para o diagnóstico, garantindo que os sintomas sejam aliviados quanto antes e, também, evitando o desenvolvimento de complicações mais graves.

Compartilhe: