Questão de sobrevivência: veja dicas para evitar erros na gestão de farmácia
O sucesso empresarial está intimamente ligado a uma administração feita de modo profissional e eficiente, e na gestão de farmácia não é diferente.
Erros como falta de planejamento estratégico e ausência de análise prévia dos concorrentes do mercado de varejo farmacêutico, no entanto, são bem comuns e isso é indicado pelos dados que apontam um alto nível de insucesso das farmácias em continuar de portas abertas.
Segundo indicadores da IQVIA, a cada 100 novas farmácias no Brasil, 43 fecham as portas antes de completar dois anos. Esses dados são um recorte de julho de 2021 a julho de 2023.
A gestão de farmácia feita corretamente consegue resultados importantes como:
● Redução dos custos;
● Automatização de funções que podem ser realizadas por máquinas e sistemas;
● Fim de tarefas desnecessárias;
● Padronização de processos;
● Otimização da equipe.
Para que sua farmácia não vá a falência e fique de fora dessas estatísticas, siga as dicas a seguir e evite erros na gestão.
Faça o fluxo de caixa
É praticamente impossível uma empresa que não faça o fluxo de caixa alcançar o sucesso e se manter em atividade.
Saber a quantidade de dinheiro no caixa da farmácia, ou seja, qual o montante recolhido e gasto, traz vantagens como:
● Evitar gastos desnecessários;
● Garantir o cumprimento das obrigações fiscais;
● Aprimorar a tomada de decisões sobre investimento.
Lembrando ainda que existem diferentes tipos de fluxo de caixa, cada um com características e objetivos únicos. O aprofundamento e o período de análise do fluxo de caixa (diário, semanal, mensal, bimestral, etc.) dependem do propósito do gestor.
Atenção à gestão de estoque
Outro erro comum na gestão de farmácias que não conseguem se manter em atividade é o descontrole sobre o que há no estoque.
Ao não controlar a gestão de estoque, o prejuízo financeiro é certo, pois além da certeza da perda de vendas, a ruptura de estoque pode causar danos à imagem da farmácia, principalmente quando se torna algo recorrente, e a consequente perda de competitividade no mercado.
Acompanhando as saídas do estoque, identificam-se quais produtos vendem mais e quais têm menos demanda, abrindo assim a possibilidade para se planejar para as compras, criar promoções direcionadas e negociar prazos e preços com fornecedores.
Use as ferramentas de gestão a seu favor
Facilitar o trabalho estratégico e proporcionar melhores resultados são os fins que justificam o uso de ferramentas de gestão.
As ferramentas de gestão são técnicas que ajudam a acompanhar, mensurar, aprimorar e controlar processos, projetos, pessoas e qualidade. Com essas técnicas, o gestor consegue tomar decisões de maneira mais segura e baseada em um processo otimizado.
Invista e motive a sua equipe
Uma equipe com profissionais motivados é essencial na gestão de farmácia. Colaboradores motivados são mais produtivos, engajados e leais, e isso impacta positivamente nos resultados da empresa, especialmente na relação com os clientes. Essa motivação pode ser feita de várias formas, como por exemplo:
● Reconhecimento e recompensa pelo bom desempenho: seja por meio de elogios e, principalmente na questão econômica, com aumento de salário, bônus e premiações;
● Desenvolvimento pessoal: existem várias maneiras de aprimorar as habilidades dos colaboradores, ao disponibilizar o acesso a cursos, treinamentos, workshops e mentorias;
● Melhora do clima organizacional: um ambiente de trabalho agradável e saudável, sem rixas internas e relacionamentos tóxicos, amplia a produtividade dos funcionários;
● Dar voz nas tomadas de decisões: ao permitir que os colaboradores tomem decisões por si próprios com autonomia, o gestor valoriza a equipe. Reuniões e canais de comunicação são importantes nesse processo;
● Reunião do time em momentos descontraídos: promover a interação entre os colaboradores com happy hours, almoços e jantares festivos – planejados com antecedência – ajuda a criar um ambiente mais agradável.
Invista em campanhas para aumentar as vendas
Pouco adianta organizar a farmácia e não investir na criação de campanhas de marketing e estratégias para atrair os consumidores. Essas campanhas são grandes responsáveis por alavancar as vendas e tornam a farmácia mais conhecida na região. As estratégias devem ser feitas da seguinte maneira:
● Invista no PDV;
● Crie programas de fidelização;
● Coloque os produtos no e-commerce e divulgue nas redes sociais;
● Ofereça descontos em épocas sazonais e datas comemorativas.
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Crédito da imagem: iStock.com/Lyndonstartford