Faltam poucos dias para o fim de 2021, mas ainda dá tempo de encantar o público do seu PDV e aumentar suas vendas.
Claro que a pandemia da covid-19 trouxe uma contenção nos gastos, o que poderá fazer com que os presentes sejam bem regrados e as reuniões familiares mais controladas. Para Regina Blessa, palestrante especialista em varejo, tal fator é capaz de afastar as pessoas dos shoppings o que pode levar a clientela até às farmácias em busca de lembrancinhas.
Dicas para encantar o público e ampliar os ganhos
Regina informa que para o Natal não tem segredo, pois é mais fácil criar um clima na loja com ações práticas, por exemplo:
- Incluir luzinhas em alguns dos ambientes do PDV
- Trocar as faixas amarelas de distanciamento por cordões natalinos
- Expor opções de presentes interessantes com laços lindos para chamar atenção
- Uniformizar a equipe com máscaras natalinas sorridentes e chapéu de Papai Noel
Já quando se trata do mix, a especialista ressalta que este ano poucas pessoas terão férias, assim é preciso ter cautela com estoque de itens direcionados para praia e campo. Além disso, as lembrancinhas devem ter preço baixo e serem muito bonitas para atrair os olhares.
“Sempre sugiro que peçam para seus fornecedores ideias de kits. Se eles não tiverem, crie alguns e vá testando desde o começo de dezembro”, recomenda.
Opções de presentes que brilham os olhos dos consumidoresA palestrante especialista em varejo explica que existem muitos tipos de produtos excelentes para montar kits: perfumes, sabonetes, shampoos, cremes, kits para idosos, para crianças, para homens entre outros.
“Seja criativo, mas não exagere no papel celofane que, geralmente, não deixa o público enxergar o que tem dentro dos kits. Todos devem estar bem precificados e com variações de valores (R$ 20, R$ 40, R$ 50, por exemplo) para que caiba no bolso e crie impulso imediato para quem visita o PDV. Se complicar, as pessoas irão para o shopping”, ensina.
Oportunidades de vendasRegina lembra que este será o Natal em que os idosos não farão compras em diversos comércios, portanto a farmácia poderá ser um dos locais (que eles frequentam) que suprirá as necessidades de presentear.
A especialista também lembra que, desde o início da pandemia, as aquisições tornaram-se mais rápidas, temerosas, inseguras e, por isso, os consumidores perderam aquela vontade de ficar passeando entre as gôndolas e quem sabe comprar algo por impulso. Porém, afirma que informação é tudo, se as ofertas não estiverem bem comunicadas em letras grandes, ninguém vai perceber. Assim, vale incluir faixas ou até mesmo e falar aos clientes:
- ENTREGAMOS SEU PRESENTE DE NATAL, PEÇA AQUI;
- ENCOMENDE SEU PRESENTE, NÓS ENTREGAMOS;
- ESCOLHA SEU PRESENTE E DEIXE A ENTREGA CONOSCO.
E é claro, fazer o mesmo no site e nas redes sociais.
“Este vai ser o Natal do delivery (atrasado ou não), da oportunidade nos kits e no contato via celular com nossos consumidores. Não demore para preparar sua loja porque vai ser uma correria só em todos os canais de venda”, conclui.
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