O feriado do dia 12 de outubro vem aí e ainda estamos vivendo a pandemia da covid-19. Porém, nos tempos atuais, há uma mescla de comportamentos: pessoas que estão praticando o isolamento, saindo somente para necessidades pontuais, e aqueles que já começaram a voltar com as atividades do cotidiano.
Com isso, é fundamental que a sua loja esteja preparada para atender todos os perfis nesse fim de semana prolongado para não perder vendas!
Silvia Osso, mentoring empresarial, palestrante e consultora de empresas dá algumas dicas:
Atendimento
Para a consultora, o atendimento deve contemplar gentileza, humanidade, carinho, atenção e competência tanto presencial quanto à distância.
Ambiente da loja
Sempre limpa, arrumada, com as categorias bem expostas e ótima sinalização de preços. Além disso, Silvia ainda lembra o quanto é essencial manter os cuidados com a covid-19, tais como:
- Tapetes higienizadores e o totem para álcool gel, sendo importante inserir outros totens em locais estratégicos da loja, como próximo ao balcão de medicamentos e atrás para uso dos colaboradores;
- Cartazes estimulando o uso de máscaras e limpeza nas mãos;
- É interessante que os caixas possuam isolamento com acrílico para evitar contato de proximidade com os clientes;
- Usar faixas ou balizadores na frente do balcão para que o público não se aproxime ou encoste;
- Higienização com spray na loja várias vezes ao dia.
No delivery ou e-commerce
Profissionalismo acima de tudo: informações corretas e ágeis, dados confiáveis e facilidade no pagamento. “Nos dois casos, as entregas têm que ser impecáveis: produtos bem embalados profissionais bem cuidados e higiene acima de tudo”, acrescenta.
Sortimento para um feriado de sucesso
Segundo Silvia, é primordial considerar que este é o primeiro feriado que antecede o verão. É uma época de oportunidades para o varejo farmacêutico, principalmente aqueles que estão em locais de veraneio, seja na praia ou nas montanhas, e até para os clientes que irão levar sua “farmacinha”, especialmente se viajam com crianças.
“Não esquecer de fazer boas exposições em pontas de gôndolas e caixas promocionais com sinalização de preços atraentes”, comenta.
Produtos que não podem faltar nas prateleiras para o feriado
Medicamentos: antitérmicos, analgésicos, antiácidos, laxantes e opções para náuseas, vômitos e diarreias decorrentes de quadros virais, como resfriados e viroses intestinais, que dispensam a ida ao médico e podem ser atenuados com os MIPs que são liberados pela Anvisa para ficar à mão de todos na farmácia.
Para os clientes que viajam com crianças- Termômetro;
- Colher medidora para preparar soro caseiro ou soro em pó;
- Loção ou creme para picadas de inseto ou queimaduras de sol;
- Líquido bactericida ou água oxigenada para limpeza de cortes e machucados;
- Curativos adesivos para machucados;
- Embalagens pequenas de compressas de gaze ou rolo de atadura de gaze;
- Esparadrapo antialérgico ou fita microporo;
- Tesoura afiada para cortar gaze ou esparadrapo;
- Pinça para retirar ferrões ou farpas;
- Soro fisiológico;
- Solução nasal à base de cloreto de sódio e sem conservantes;
- Protetor solar;
- Repelente de insetos;
- Seringa, conta-gotas, colher ou copinho com medição para administrar remédios
- Antialérgicos
Perfumaria
De acordo com Silvia, o público feminino procura por sabonetes, colônias, talcos antissépticos, cremes hidratantes para o corpo e mãos, protetores solares, repelentes, shampoos, cremes para cabelos, desodorantes, depilatórios entre outros.
Há ainda a possibilidade de montar kits com dermocosméticos ou outros produtos com preços vantajosos. É fundamental também ter no mix alguns tipos de nécessaires de vários tamanhos e atraentes para que os shoppers possam montar seus kits com itens disponíveis na loja como por exemplo sabonete + desodorante + bucha para banho ou algodão + acetona + base + esmaltes + alicate e lixa para unhas entre outros.
Os kits masculinos compostos de barbeadores ou aparelhos para barba e cremes ou loções para o mesmo fim, além de desodorantes, gel para cabelo e protetores solares têm procura e saída. É importante expor bem os lubrificantes e preservativos que também tem um acréscimo de vendas nessas épocas.
“Para o atendimento à distância é necessário divulgar as mesmas ofertas no site e outras mídias ou fazer “lembretes” para os consumidores, estimulando a compra à distância, reforça a consultora.
Clientes em isolamento: como estimular as compras?
Silvia recomenda realizar um excelente contato via telefone ou mídias sociais, preferencialmente usando técnicas de atendimento humanizado com gentileza e atenção.
As mídias sociais devem oferecer promoções para artigos de higiene pessoal como sabonetes, álcool gel, desinfetantes e outros. Já com relação aos medicamentos é indispensável oferecer orientações técnicas precisas e presteza no atendimento.
“Os clientes estão mais seletivos em suas compras, mas nada impede promover algum estímulo via WhatsApp ou outras mídias com descontos especiais. Os sites precisam ser cada vez mais fáceis em sua navegação para permitir mais estímulos nas aquisições”, finaliza.
Quer ter um feriado de sucesso em vendas? Entre em contato com ANB Farma, ainda dá tempo de abastecer a sua loja com os produtos mais buscados pelos consumidores.
Crédito da imagem: Hiraman - iStock