08 de janeiro de 2018

Gerenciamento por categorias em HB: você sabe como aplicá-lo?

Gerenciamento por categorias em HB: você sabe como aplicá-lo?

Por definição, de acordo com a ECR Brasil, o gerenciamento por categorias (GC) é um processo de parceria entre varejista e fornecedor que consiste em definir segmentos de produtos conforme a necessidade e administrá-los como se fossem unidades estratégicas de negócio. A técnica tem como objetivo aumentar as vendas e a lucratividade por meio de esforços para agregar maior valor ao consumidor final. 

O GC pode ser aplicado em diversos setores da farmácia e, pensando no verão, apostar nessa tática para a categoria de higiene e beleza é uma boa alternativa já que muitos artigos do segmento são buscados durante a temporada.  

Segundo Tatiana Ferrara Barros, consultora especialista em varejo, para iniciar o gerenciamento por categorias em HB é necessário separar as mercadorias conforme a lógica do shopper, por isso os itens de higiene e beleza precisam ser categorizados de acordo com a função e o uso. O responsável deve começar criando categorias grandes e depois ir diminuindo em subsegmentos até chegar em cada produto. Por exemplo:  

Categoria Cabelo: shampoo - condicionador - creme de para pentear – máscara entre outros.  

Na prática, devemos criar como se fosse uma árvore, abrindo cada segmento e colocando as subcategorias dentro deles”, adiciona Tatiana.  

Como estamos no auge do verão, elaborar um setor “praia”com a ajuda do gerenciamento por categorias pode proporcionar a ampliação dos lucros. Tatiana explica que nesse local é importante incluir todos os artigos que a pessoa irá precisar quando for viajar como protetor solar, hidratante, shampoo, condicionador, creme para os cabelos, loção pós-sol, repelente e assim por diante. “Essa exposição relacionada à época favorece a compra, pois lembra o indivíduo dos itens que ele irá utilizar. Porém, é essencial alterar o mix do espaço a cada 45 dias no máximo, caso contrário o ponto perde a eficácia. O rodízio é imprescindível para gerar vendas”.   

Os benefícios do gerenciamento por categorias em HB 
Tatiana afirma que o gerenciamento por categorias auxilia a exposição lógica aumentando a aquisição por parte do cliente já que o lembra dos artigos que irá precisar. Além disso, a estratégia permite monitorar o desempenho de cada setor usando um sistema informatizado. “Desse modo, é possível descobrir quais segmentos estão vendendo melhor e quais estão saindo pouco”.  

Para expor de maneira eficaz, a consultora especialista em varejo recomenda organizar as mercadorias de forma crescente, pois colabora para a venda das embalagens maiores. Por exemplo: os itens que possuem apresentações de 150 e 300 ml devem ser agrupados nessa sequência. “Produtos diferentes também podem ser colocados em ordem crescente de tamanho de embalagem, o que gera maior conforto visual, deixando a exposição mais bonita e contribuindo para a compra”. 

Já para compor um mix certeiro diante da diversidade que o setor de HB oferece, Tatiana informa o quanto é fundamental que a farmácia determine e entenda seu público-alvo. É necessário verificar quem são os consumidores do estabelecimento, especificando sexo, classe social e idade, principalmente. “Assim, é possível ter um mix adequado, evitando as rupturas e o estoque de mercadorias que não giram”.  

Quer investir no gerenciamento por categorias em HB ainda no início do ano? Faça agora mesmo o pedido dos produtos do segmento na ANB Farma. Aqui você encontra as principais indústrias do ramo de higiene e beleza para vender muito mais nesse verão. 

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