Para se sobressair no mercado e ganhar destaque perante a concorrência é necessário apostar em algumas estratégias. Uma das mais importantes é organizar a farmácia utilizando as premissas do Gerenciamento por Categorias (GC).
O GC nada mais é do que um processo de parceria entre varejistas e fornecedores que consiste em definir categorias de produtos conforme a necessidade do consumidor e gerenciá-las como se fossem unidades estratégicas de negócios. O principal objetivo é alavancar as vendas e aumentar a lucratividade da empresa.
Para começar a elaborar a estratégia é necessário, antes de tudo, definir as categorias e classificá-las de acordo com o seu papel no mercado, ou seja, avaliar se é uma categoria de conveniência, rotina ou sazonal, e organizá-la de acordo com a lógica de compra dos clientes.
Para obter maior sucesso na estratégia, as farmácias podem interagir com os distribuidores, para identificar guias e materiais de exposição. Além disso, devem ser realizadas ações e promoções periódicas e utilizados materiais de merchandising que ressaltem os diferenciais do ponto de venda (PDV).
Veja a seguir os principais benefícios do GC, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae):