O inverno chegou e, além dos medicamentos, os nebulizadores não podem ficar de fora do seu mix. Isso porque a utilização desse produto é uma maneira eficaz para tratar doenças respiratórias, conforme afirma Lucas Chiavenato, gerente de Trade-Marketing & Inteligência de Mercado da Omron Healthcare Brasil.
O gerente explica que esses itens podem ser usados apenas para a administração de soluções, sem medicamentos, sendo o soro fisiológico a solução mais utilizada, indicada, sobretudo, para umidificar as vias aéreas e/ou fluidificar as secreções.
“De forma funcional, os inaladores são responsáveis por prevenir e tratar patologias respiratórias. E, de forma emocional, são peças-chave para garantir o bem-estar e a segurança das pessoas que possuem algum tipo de problema respiratório, seja para auxiliar a sair de uma crise ou pela segurança de ter em mãos quando for necessário”, adiciona Lucas.
Além de ajudar o público que sofre com as condições típicas das estações mais frias, ter esse segmento em loja é fundamental para as vendas. O gerente comenta que, de acordo com uma pesquisa realizada pela Omron com consumidores de aparelhos para a saúde, a farmácia é o principal canal de compra, pois é nela que o cliente tem acesso às informações que precisa com os balconistas e farmacêuticos, uma vez que é um item com preço mais elevado e aquisição menos frequente e, ainda, por estar diretamente relacionado à saúde e bem-estar.
“O mercado de inaladores no Brasil é extremamente sazonal. A chegada dos meses de outono/inverno impulsiona as vendas dos produtos da categoria, aumentando em mais de +85% em relação aos meses de primavera/verão”, complementa Lucas.
Como trabalhar a categoria na loja?
Sortimento
Por ser um segmento sazonal e com compra menos frequente, o gerente de Trade-Marketing & Inteligência de Mercado da Omron Healthcare Brasil informa que para compor o sortimento o recomendado para os estabelecimentos M ao GG é investir no valor base mínimo de 6 unidades de inaladores compressores, 4 de ultrassônicos e 2 de rede vibratória de cada marca trabalhada pela loja, alinhado a participação de mercado de cada uma.
Já para os varejos P e PP, o sugerido é ter pelo menos a metade da quantidade mencionada para os PDVs M ao GG. “Durante os meses de abril e agosto, vale triplicar o estoque para evitar que o consumidor busque outra farmácia para adquirir o produto”, reforça Lucas.
Exposição
De acordo com o gerente, a organização ideal é dentro da categoria de aparelhos para saúde, com um módulo dedicado no autosserviço, o mais próximo possível do balcão de medicamentos.
“Essa proximidade facilita o contato do cliente com os balconistas ou farmacêutico para solução de possíveis dúvidas, quase sempre presentes na aquisição. Orientamos também a criação de ponto extra na sessão infantil (próximo às fraldas ou leites), já que quase 50% dos usuários possuem entre 0-10 anos e quem compra é a mãe”, reitera.
Como ajudar seu consumidor a escolher o inalador ideal?
Lucas comenta o quanto é fundamental fornecer uma prestação de serviço de qualidade, fator que ajuda a estabelecer confiança e fidelização. Além disso, auxiliar o público no momento da escolha do aparelho ideal é essencial, justamente porque selecionar o dispositivo mais apropriado para a administração de medicamentos é muito importante para obter melhores resultados.
Segundo o gerente, o dispositivo deve ser adaptado às condições do paciente, pois diferentes patologias requerem uma intervenção diferente. As doenças respiratórias superiores como o resfriado comum, podem exigir um tamanho de partícula maior, enquanto as inferiores, como a DPOC, exigem um tamanho de partícula menor. Por exemplo, o nebulizador de compressor oferece uma faixa de tamanho de partícula, enquanto aquele de malha oferece tamanho de partícula consistente.
“Enquanto isso, os pacientes que sofrem de várias doenças respiratórias, um nebulizador que oferece diferentes tamanhos de partículas ajustáveis será uma solução conveniente”, finaliza o gerente.
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