23 de maio de 2018

Inverno: aqueça suas vendas com as estratégias certas

Inverno: aqueça suas vendas com as estratégias certas

Com início em 21 de junho, o inverno é uma das principais estações em termos de vendas para as farmácias já que na época aumenta-se a frequência dos clientes em busca tanto dos medicamentos para tratar as enfermidades do período quanto da categoria de higiene e beleza para cuidar da pele.

Para Rodrigo Catani, head de Eficiência Operacional da AGR consultores, consultoria empresarial que atua nos segmentos de varejo, indústria e setor de serviços, converter esse número maior de visitas em ampliação das vendas é um desafio que o canal farma tem. Por isso, é necessário investir em um sortimento correto, boa exposição e, ainda, ter funcionários bem treinados para oferecer produtos alternativos e complementares aos que o consumidor foi comprar.

“As farmácias devem adaptar o seu sortimento à sazonalidade, ou seja, ampliar a exposição e as promoções de itens como os antigripais, antitérmicos, vitaminas, inaladores, xaropes, enfim, todo tipo de produto que tenha relação com o inverno. Importante não esquecer dos hidratantes para o corpo, rosto e lábios, cujas vendas sofrem um crescimento nessa época do ano. Usar os checkouts para expor os artigos que as pessoas se esquecem de comprar e são adquiridos por impulso também é uma tática fundamental”, adiciona Rodrigo. 

Alavancando as vendas durante o inverno
De acordo com o head de Eficiência Operacional da AGR consultores, o PDV pode criar um espaço inverno e agrupar vários produtos complementares em um local diferenciado, porém alerta que nem todos os artigos poderão ter a exposição alterada, portanto, é essencial que esses sejam, pelo menos, bem sinalizados. 

Para organizar as mercadorias de forma certeira, Rodrigo explica que cada item tem sua lógica de compra. Assim, antes de pensar em como expor as categorias do inverno, o responsável pelo ponto de venda pode se informar com as indústrias que geralmente possuem esses dados de critério de aquisição originados em pesquisas de mercado junto ao público.

Outra maneira de alavancar os resultados é aproveitar o momento do shopper no estabelecimento para oferecer algum combo ou pack promocional fornecido pela própria indústria ou até mesmo criado pela loja com produtos correlatos para aumentar o ticket médio. “Por isso, ressalto a importância do treinamento da equipe para ofertar essas opções. Até mesmo uma campanha de incentivo de vendas pode ser bem-vinda no inverno”. 

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