09 de fevereiro de 2022

Limpeza, hidratação e proteção são essenciais para manter a pele saudável no verão

Limpeza, hidratação e proteção são essenciais para manter a pele saudável no verão

O verão é a estação do ano mais esperada por muita gente, principalmente para aqueles que gostam de piscina, praia e sol. Justamente por isso é essencial redobrar a atenção com a pele nessa época. Segundo dermatologistas, o uso do protetor solar é uma das medidas mais eficazes para cuidar da pele, pois ajuda a bloquear a ação dos raios solares, o que previne o envelhecimento e o câncer de pele.


Mas, para manter a pele saudável é preciso dar uma atenção especial à limpeza e hidratação, além do uso do protetor solar. A dica é criar uma rotina de skincare: lavar (com sabonete compatível ao tipo de pele), tonificar e hidratar. Alimentação saudável e maior ingestão de líquidos também são importantes.

 
Vale ressaltar que o protetor solar deve ser usado diariamente, inclusive nos dias nublados ou mesmo dentro de casa. Isso porque o mormaço e as luzes artificiais (como lâmpadas e computadores) emitem radiações que podem causar manchas, envelhecimento precoce e câncer de pele.
 

Orientação no ponto de venda
 
O conhecimento da equipe de loja – farmacêuticos, consultoras e balconistas – é essencial para o sucesso das vendas de produtos para cuidados com a pele – como protetor solar e labial, hidratantes corporais e faciais, sabonetes, esfoliantes, loção pós-sol –, afinal muitos clientes irão precisar de orientação para escolhê-los. 


Para atender o consumidor da melhor forma possível, o ideal é que os atendentes façam uma abordagem consultiva sobre cuidados com a pele no verão e o uso correto de protetores solares. Os funcionários podem aproveitar este momento para oferecer kits promocionais ou produtos do mesmo segmento, fazendo uma venda cruzada. Por exemplo, um cliente que procura um protetor solar para pele oleosa, pode levar um sabonete líquido para o mesmo tipo de pele ou um adstringente. 


Essa abordagem pode impulsionar as vendas de alguns itens, como anti-idade, hidratantes e sabonetes, ao mesmo tempo em que pode oferecer melhores resultados ao consumidor.


Exposição dos produtos 

A grande procura por protetores solares no verão é a oportunidade perfeita para o varejista aumentar as vendas, mas para isso é necessário expor esses produtos de forma atrativa para o consumidor. 


Uma dica é separar um espaço de destaque dentro da loja para os itens sazonais e organizá-los para auxiliar o cliente na identificação, por exemplo:  por área de aplicação (corpo ou rosto), público (adulto ou criança), fator de proteção e valor. 
Também é importante colocar esses produtos em locais de alto fluxo e com pontos extras, como o checkout.


Sortimento e estratégias de venda nas farmácias

Outra chance de ampliar as vendas na temporada de verão é investindo em um portfólio completo para os segmentos de hidratantes, protetores labiais, loções pós-sol e protetores solares (fatores de proteção FPS 30 e 60, protetores com cores (claro, médio e escuro), entre outros.

Como a variedade produtos é grande, conhecer o perfil do consumidor que frequenta a loja é imprescindível para adequar o estoque de acordo com a demanda. 

Confira algumas dicas que podem ser repassadas aos clientes:

- O protetor solar deve ser usado diariamente, mesmo em dias nublados ou dentro de casa, com fator de proteção 15, no mínimo, e de acordo com cada tipo de pele;

- Os lábios também precisam de proteção e hidratação e existe uma grande variedade de protetores solares para os lábios;

- A hidratação da pele é tão importante quanto o uso do protetor solar e deve ser feita diariamente;

- Sabonetes e esfoliantes ajudam a manter a saúde da pele.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
Crédito da imagem: iStock.com/TomMerlon

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