29 de junho de 2018

Materiais promocionais: peças fundamentais para a sua farmácia

Materiais promocionais: peças fundamentais para a sua farmácia

Quem trabalha no canal farma sabe da importância dos materiais promocionais para melhorar a visibilidade das mercadorias e ampliar as vendas. Mas, com tantas peças disponíveis no mercado, é fundamental conhecer cada uma e suas utilidades para otimizar a utilização e não perder o dinheiro investido, conforme explica Silvia Osso, especialista em varejo e consultora de empresas.   

Segundo a especialista, os materiais promocionais garantem a visualização dos produtos e têm também caráter informativo, prestando esclarecimentos sobre formulações, indicações, especificações entre outros. “De acordo com pesquisas realizadas, o percentual de compras de qualquer item aumenta quando há algum tipo de peça exposta ou quando o próprio artigo é colocado em displays promocionais. Por isso, é primordial o uso adequado dos materiais promocionais que são instrumentos imprescindíveis no merchandising moderno”, adiciona Silvia.  

Conhecendo os principais tipos de materiais promocionais 
Silvia explica que, com relação à aplicação dos materiais promocionais, existem duas formas básicas de comunicação com os consumidores dentro da farmácia e todas levam a resultados positivos em vendas.  

1 - Comunicação aérea 
Peças que são penduradas no teto das lojas, sem causar interferência no trânsito dos clientes, mas gerando um clima de “festa” no ambiente. Pode ser visto à distância, pelo lado de fora. “Esses materiais promocionais têm bastante utilidade para ocasiões festivas, mas estão caindo em desuso, em razão da instalação de alarmes no interior dos PDVs e da padronização de layouts. Exemplos de materiais aéreos são os móbiles e as bandeirolas”.  

2 - Comunicação terrestre 
São aqueles que fazem “corpo a corpo” com o público. Interferem diretamente no campo visual, ajudando a criar a atmosfera de consumo. Silvia comenta que existem muitas variedades e quantidades de materiais de apoio às vendas que são desenhados de acordo com as estratégias e campanhas promocionais e, ainda, com as dimensões dos locais onde serão expostos (comércios pequenos, grandes drogarias, por exemplo). A finalidade desses materiais promocionais é impulsionar as vendas. “Normalmente são ofertados pela indústria ou parceiros comerciais e sua colocação deve ser estudada com cuidado evitando poluir o estabelecimento e confundir a clientela”. 
 
Modelos de materiais promocionais  
Cartazes ou cartazetes: anúncio ou aviso de médio ou grande formato, próprio para afixação em ambientes amplos, frequentemente com apelo visual.  

Faixa de gôndola: sua presença facilita a visibilidade e localização do produto na prateleira, além de demarcar a participação, limitando a ação da concorrência.  

Wobbler: tem como função atrair o cliente para ofertas, promoções, lançamentos ou benefício específico do item. Deve ser colocado junto da área onde os artigos estão expostos, geralmente, no ponto natural de venda. Material móvel, fixado em sentido transversal à exposição, chamando imediatamente a atenção do consumidor.
     
Stopper: da mesma forma que o wobbler, o objetivo é chamar a atenção das pessoas, fazendo com que elas parem em frente a gôndola e não passem sem notar a presença da mercadoria.  

Aparador de produto: similares às faixas de gôndola, são maiores um pouco e costumam servir, além das finalidades básicas de atrair o shopper e comunicar benefícios-chave para proteger os itens e evitar quedas.  

Porta-folhetos ou displays com take-one: são displays com bolsa para inclusão de encartes, folhetos entre outros. Esses materiais promocionais precisam ser colocados próximos ao checkout, à balança ou à entrada do ponto de venda, sempre ao alcance dos olhos e das mãos. São peças de acrílico ou papelão, usualmente dispostas sobre o balcão, contendo informações dos artigos.  

Folhetos ou take-one: servem para a comunicação diretamente com o consumidor, transmitindo-lhe dados mais detalhados com relação aos produtos ou serviços. Devem estar junto da exposição no ponto natural e nos extras, quando houver, e ao alcance do público. Em geral, possui conteúdo sobre os itens, divulgação daqueles que são novos ou linhas promocionais.  

Displays: suportes portáteis específicos, pré-formatados para produtos. No canal farma, por conta da falta de espaço, os displays costumam serem menores para inclusão no balcão, facilitando o acesso dos clientes e a compra por impulso.  

Móbiles ou material aéreo: são peças que se fixam no teto do estabelecimento, servindo para chamar a atenção do consumidor, fazendo com que este se recorde do item ou marca. Podem ser bandeirolas, móbiles, móbiles infláveis, caixas grandes (gigantografia) que ficam espalhados no teto do PDV as quais também podem estar em outros pontos não aéreos de boa visibilidade.  

Jogo de bandeirolas: cordões com diversos cartazetes promocionais, geralmente para promoção festiva ou linha de produtos. Sua instalação nos balcões permite excelente visualização para a mercadoria.  

Adesivos de chão: usados para relembrar o artigo na mente do shopper. Precisam ser colocados de frente para a área de exposição ou em locais correlatos aos itens. Esses materiais promocionais são afixados no chão da loja ou em lugares estratégicos, às vezes até no piso da balança.  

Totem: peça promocional de papelão, PVC ou acrílico, com o formato de produtos ou pessoas em tamanho natural, utilizada para lembrar a presença do item no ponto de venda.  

Broadside: serve de apoio visual na argumentação de vendas junto aos consumidores. Fornece dados sobre o mercado, além de características e vantagens do produto ou serviço. São muito usados no setor de perfumaria, principalmente nos dermocosméticos. Segundo Silvia, os broadsides são uma importante ferramenta de vendas, pois ajudam fixar a atenção do cliente, enquanto o profissional faz a sua apresentação, reunindo as questões mais relevantes de maneira lógica e organizada. “Vale lembrar que o público costuma gravar melhor uma informação quando a ouve e visualiza simultaneamente. Na falta de materiais pré-impressos ou diante da proibição da farmácia de incluí-los, é fundamental apostar na criatividade. Faça você mesmo um cartaz, uma etiqueta de preços, enfim, comunique-se com o shopper, despertando nele o interesse pela compra. As peças devem ser simples e legíveis”.   

Encartes ou tabloides: folheto em modelo específico, utilizado para divulgar produtos e preços promocionais. São também chamados de cadernos de ofertas.  

Brindes: são materiais promocionais que auxiliam, cada um com sua finalidade, a despertar o interesse e a atenção dos indivíduos pela empresa tal como: canetas, camisetas, porta-moeda entre outros.  
Silvia finaliza complementando que cabe ao farmacista verificar o correto uso dessas peças evitando poluir visualmente o estabelecimento, fator que os clientes detestam.  

Agora que você já sabe todas as funções dos materiais promocionais, aproveite para abastecer a sua farmácia para usá-los com eficiência. Na ANB Farma, você encontra as principais marcas do mercado para ampliar o desenvolvimento do seu negócio.   

Silvia Osso é palestrante e consultora de empresas. Jornalista e especialista em varejo, é autora de diversos livros, entre eles, Pílulas de Gestão, publicação que permeia o caminho da gestão administrativa e comportamental, com aplicações rápidas do que deve ser feito.

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