28 de março de 2024

Por que as farmácias devem estar atentas aos medicamentos para as doenças crônicas mais incidentes no Brasil?

Por que as farmácias devem estar atentas aos medicamentos para as doenças crônicas mais incidentes no Brasil?

Não é nenhum segredo que as farmácias desempenham um papel fundamental para o tratamento de doenças crônicas.   Afinal, elas fornecem acesso direto aos medicamentos essenciais para o controle das diversas condições crônicas.   
Mas, em um país em que cerca de 75% das mortes são causadas por doenças crônicas não transmissíveis, segundo dados do IBGE, as farmácias têm uma grande responsabilidade.   
E é exatamente esse papel fundamental do setor que o blog da ANB vai mostrar ao longo do texto. 

Confira abaixo!
 
Quais são as doenças crônicas não transmissíveis mais incidentes no Brasil?

Entre as doenças crônicas não transmissíveis mais incidentes no país está a hipertensão arterial. Cerca de 30% dos brasileiros são hipertensos, aponta a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).   
Outra condição é o diabetes, que atinge 10,2% da população brasileira, conforme dados da pesquisa Vigitel Brasil 2023 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico).   
Cerca de 4 entre 10 pessoas adultas têm um nível alterado de colesterol, uma média de 40% dos brasileiros, também segundo dados da SBC.   
Ainda há a osteoporose, que atinge cerca de 10 milhões de pessoas, que convivem com a osteoporose no país, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).   
Os dados não mudam quando falamos sobre problemas respiratórios. Em média, 30% dos brasileiros têm alguma alergia respiratória, segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).   
Esses só são alguns exemplos de doenças crônicas não transmissíveis incidentes no país. Mas as pesquisas evidenciam como elas estão muito presentes no Brasil.    

Por que manter o estoque abastecido com medicamentos para doenças crônicas?   

As farmácias devem estar atentas a essas condições, principalmente por conta de sua responsabilidade frente ao tratamento.  Mas lembre-se também de fazer uma gestão eficiente do estoque para evitar situações de excesso e otimizar os recursos da loja.   
Entre os motivos para as farmácias considerarem um abastecimento contínuo do estoque com medicamentos voltados às condições crônicas estão:  

Papel fundamental  

A interrupção do tratamento de doenças crônicas pode levar a complicações sérias. Ao manter o estoque, a farmácia contribui para a adesão contínua dos pacientes à terapia, ajudando a controlar melhor as condições de saúde.   
É possível mapear os dados de compras do seu público para conferir quais são os medicamentos que têm mais saída, suprindo as necessidades dele e nunca deixando faltar.    

Importância em relação à saúde pública  

Ao garantir o acesso a produtos essenciais, as farmácias desempenham uma função importante na promoção da saúde pública. Isso contribui para a prevenção de complicações de saúde e melhora a qualidade de vida da população.
Afinal, é uma prática fundamental para garantir a saúde da sociedade, promover o cumprimento dos tratamentos e cumprir obrigações regulatórias, e isso contribui para o bem-estar geral da comunidade.  Aliás, vale lembrar que manter os itens necessários para o combate às doenças crônicas em estoque é muitas vezes uma exigência para garantir a qualidade dos serviços de saúde.  

Relacionamento com pacientes  

A fidelização de um público também é um ponto importante para as farmácias considerarem um abastecimento contínuo do estoque com itens voltados às condições crônicas não transmissíveis.  

Tenha uma equipe preparada  

Frente à realidade do Brasil diante das doenças crônicas, é indispensável que a equipe da farmácia esteja preparada para orientar e instruir corretamente sobre os tratamentos.   
Se necessário, invista em treinamentos e cursos que possam garantir que sua loja terá o melhor atendimento possível para a população que enfrenta essas condições.
 
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 Crédito da imagem: iStock.com/CaíquedeAbreu

Compartilhe: