Todas as datas comemorativas que envolvem a prática de presentear devem ser trabalhadas também por farmácias e drogarias. Elas precisam ser trabalhadas com antecedência para lembrar os consumidores que a farmácia também é local de comprar presentes.
É fundamental cuidar da ambientação, de acordo com cada temática, em todos os aspectos, fazendo com que o ponto de venda (PDV) “converse” com o público, isso deve ser implantado em ação no mínimo 30 dias antes para que o maior número possível de clientes seja impactado.
No que diz respeito à exposição dos itens, é recomendado que eles estejam nas pontas de gôndolas e displays, além disso, algumas seções específicas devem ser destinadas aos produtos que estarão em destaque durante todo o mês comemorativo.
É muito importante também trabalhar com a oferta de kits, como uma estratégia de alavancar o tíquete médio da sua farmácia.
Dez dicas para vender mais nas datas sazonais
- Analise o histórico de vendas dos anos anteriores para ser assertivo na definição do mix do ano vigente.
- Defina no mix pensando no público-alvo da farmácia.
- Não se esqueça de destacar os kits promocionais.
- A composição do mix deve contar com as marcas fortes de cada categoria como forma de atrair o consumidor impactado por meio das campanhas de mídia.
- Abasteça os estoques para evitar a ruptura.
- Evidencie as categorias em outros pontos dentro da loja por meio do cross-merchandising.
- É importante identificar pontos quentes da loja para ativar a lembrança do shopper, mas também trabalhar seções específicas.
- Faça uso das redes sociais para criar um envolvimento emocional com a farmácia.
- Crie campanhas que envolvam a prestação de serviços de saúde.
- Ofereça itens promocionais com desconto, como compre 3, pague 2.
_____________________________________________________________________________________________________________________________
Crédito da imagem: iStock.com/
RgStudio