Manter o vigor físico e alcançar a longevidade está na lista de desejos da grande maioria dos brasileiros, fato que impulsiona o mercado de vitaminas e suplementos alimentares no País.
As vitaminas e os minerais são necessários para o funcionamento normal do organismo. Eles garantem as reações, funções celulares e teciduais, metabolismo, crescimento e desenvolvimento. Promovem e ajudam a manter a imunidade, a energia, a saúde visual, as funções cognitivas e os ossos saudáveis.
As vitaminas mais essenciais para o organismo são:
Vitamina A: importante para a manutenção da visão e funcionamento do sistema imunológico, além de ser usada pelo corpo para manter a pele saudável;
Vitaminas do Complexo B: de maneira geral, auxiliam no metabolismo energético de carboidratos, proteínas e gorduras;
Vitamina C: é uma vitamina que atua como antioxidante, auxilia o funcionamento do sistema imune, além de ajudar na formação de colágeno e a absorção de ferro pelo organismo;
Vitamina D: ajuda o corpo a absorver o cálcio eficientemente, o que é necessário para o desenvolvimento e manutenção de ossos e dentes saudáveis. Também contribui para o funcionamento normal do sistema imunológico, além de desempenhar um importante papel no desenvolvimento e na função muscular;
Vitamina E: é uma vitamina antioxidante que auxilia na proteção dos danos causados por radicais livres, substâncias nocivas ao organismo;
Vitamina K: auxilia na coagulação do sangue, na manutenção dos ossos e ajuda a evitar sangramentos.
Como alavancar as vendas
Segundo informa a CEO da Connect Shopper, Fátima Merlin, a categoria de suplementos e vitaminas cresce substancialmente com muitas oportunidades. “Para maximizar os resultados, o segredo é ter clareza na proposta de valor que você, varejista, quer e pode entregar (olhar o mercado, a concorrência, a estratégia, conhecer o público, as necessidades e as demandas).”
A especialista diz que boa exposição, mix e atendimento são as premissas básicas. Segundo ela, as palavras de ordem são acessibilidade, visibilidade e disponibilidade. “Em termos de visibilidade, por exemplo, é preciso pensar nas diferentes categorias como unidades distintas de negócio, ou seja, considerar como o shopper segmenta e compra cada uma delas. Portanto, cada categoria deve ser separada na hora da organização.”
Fátima recomenda que as vitaminas e os polivitamínicos, que fazem parte da categoria de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs), sejam expostos em local com boa visibilidade. “É preciso pensar, cada vez mais, em soluções e momentos de uso/consumo, criando por exemplo mundos como: ‘Bem-Estar e Saúde Geral’, ‘Gestantes’, ‘Sênior, ‘Atletas’, etc., considerando, inclusive, a árvore de decisão”, orienta.
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Crédito da imagem: iStock.com/Hispanolistic