09 de março de 2020

Veganismo em alta: atendendo as necessidades desse público

Veganismo em alta: atendendo as necessidades desse público

O veganismo tem se mostrado uma tendência não apenas na alimentação, mas também para todo tipo de mercadorias, incluindo higiene e beleza. De acordo com pesquisa realizada pelo IBOPE, 55% dos entrevistados afirmaram que consumiriam mais produtos veganos se houvesse uma sinalização melhor nas embalagens. Uma ótima forma de impulsionar as vendas na farmácia é investir na oferta desses itens especiais.

De acordo com Messias Cavalcante, mestre e professor da área de marketing, palestrante e treinador para a indústria e varejo farmacêutico e ministrante de cursos no Sincofarma/SP, as estimativas apontam para um público por volta de sete milhões de brasileiros dentro desse nicho. 

“Um outro fator que contribui para a atenção a esse segmento é que, segundo pesquisa encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), cerca de 70% da população adulta no Brasil tem algum grau de intolerância à lactose. O que mostra que não é um mercado exclusivo para veganos, ou seja, dois perfis potenciais que têm uma rotina muito próxima do varejo farmacêutico” aponta Messias.

O indivíduo que está acostumado a consumir esse tipo de mercadoria, não são necessariamente veganos, porém está sempre munido de muitas informações sobre o que consome. Para atender as demandas dessas pessoas, é importante fazer uma pesquisa sobre esse mercado e compartilhar com a equipe de atendimento, para que eles possam apresentar alguns benefícios do produto.

Tenha ainda em mente de que, como o cliente já é muito preparado sobre o tema, a pesquisa deve ser feita em fontes de confiança e com credibilidade. Por isso, fique atento às informações que você encontra.

“Outra ação interessante seria a elaboração ou distribuição de materiais promocionais para divulgar os produtos e a sua disponibilidade na loja”, sugere Messias. 

Como trabalhar a exposição dos produtos veganos?
Segundo Messias, o ideal é criar um espaço especial para essa categoria. Uma forma interessante é colocá-lo próximo a outros itens que são relacionados como os produtos femininos, artigos de higiene e beleza ou alimentos light que são pontos quentes para a exposição, até porque é novidade dentro do PDV. 

“É interessante a criação de um espaço, ainda que se tenha pouca mercadoria, pois trata-se de um segmento de valor agregado e com um público bem exigente, o que reforça a importância da elaboração de um ambiente exclusivo e com destaque dentro do estabelecimento”, explica o especialista.  

Quais estratégias de venda utilizar?
A primeira estratégia é sempre uma boa exposição trabalhada juntamente com os materiais promocionais de divulgação e valorização dos benefícios dos artigos. Depois, procure estudar a clientela desse tipo de segmento, assim você consegue criar um contato mais assertivo, já que esses produtos têm um ticket médio alto e se o público foi conquistado, seu retorno é garantido.

Uma outra dica que Messias oferece é trabalhar com as redes sociais para a divulgação, em parceria ou não com indústrias do setor. “Fique atento as redes sociais dos fabricantes para utilizá-las por meio de repost ou como modelo para divulgar a categoria. Outro ponto é lembrar-se que esse é um mercado de nicho, logo não é movimentado com base total no preço, mas sim pela diversidade de opções e inovação, seja na embalagem ou outros diferenciais. Por isso, invista na beleza do espaço da loja e nas ações de interação com o consumidor final”, finaliza o professor.

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