O
verão está batendo na porta e você já começou a preparar a sua farmácia para a
nova estação? Contar com a ajuda do gerenciamento por categorias (GC) é uma boa
aposta.
A
técnica tem como propósito otimizar estrategicamente os investimentos feitos
pelo canal considerando os hábitos de consumo e de necessidades do cliente, os
lançamentos da temporada e direcionar as ações de marketing. Assim, de acordo
com a sazonalidade, o estabelecimento consegue estimular o crescimento do
negócio a partir dessa ferramenta em todos os canais em que ela estiver
presente: da loja física, passando pelo delivery até o e-commerce, conforme
explica Tatiana Pereira, estrategista de marketing na BloodBuzz Marketing e
docente de marketing farmacêutico no Conselho Regional de Farmácia do Estado de
São Paulo (CRF-SP).
Como o GC
pode auxiliar a farmácia a organizar os setores típicos do verão?
Segundo
Tatiana, o primeiro passo para iniciar o GC no PDV é estudar o comportamento de
compra do shopper por canal de vendas junto aos produtos em destaque das
diferentes categorias:
- Destino:
produtos que são mais procurados pelo consumidor
-
Rotina: corresponde aos produtos que fazem parte da lista de compras constante
do cliente
- Conveniência:
produtos que têm apelo de compra por impulso
- Sazonal:
aqui entram os produtos para o verão
“Após
essa classificação, é essencial que a farmácia faça o planograma desses itens, evidenciando
os produtos sazonais de verão, comunicando-os em todo o canal de venda. O
planograma vai facilitar a escolha do público na hora da aquisição. Em lojas
físicas dar relevância às mercadorias em suas respectivas categorias e
subcategorias, preenchendo bem as prateleiras, reposicionando os artigos e
otimizando os espaços. Já no delivery, como venda correlata, oferecer para cada
pessoa um item específico, e no e-commerce por algoritmo de perfil de sacola de
compras e buscas”, adiciona a estrategista de marketing na BloodBuzz Marketing.
Quando o assunto é o mix, Tatiana informa que o segmento solar é o que tem
maior destaque no canal farma durante o verão. De acordo com a especialista, o
Brasil corresponde a 20% da fatia de mercado mundial de consumo dos protetores
e a tendência é que esses números cresçam. “Outros setores têm alta performance
na estação como repelentes, itens de higiene, consumo e beleza, fitness (shakes,
emagrecedores), nutracêuticos e primeiros socorros. A chegada cada vez mais
crescentes dos cosméticos naturais, veganos e orgânicos também apontam como uma
categoria que, brevemente, deve apresentar um faturamento importantes para o
varejo farmacêutico”.
Já
para a exposição, a docente do CRF-SP afirma que é ideal ter como referência o
desempenho de vendas e os lançamentos do período, destacando-os em cada seção. As
mercadorias que têm a maior rentabilidade e grande apelo de vendas precisam ser
organizadas ao alcance dos olhos, pois é o local que representa o primeiro
lugar em vendas. Outro ambiente vantajoso é o que fica à altura das mãos,
responsável pela segunda posição. Os artigos que ficam acima da cabeça e
próximos do chão são os que remetem aos menores desempenhos. A criação de um
espaço verão também é válida. Para Tatiana, mobiliários de parede, pontas de
gôndolas, vitrines e ilhas promocionais no meio do PDV são exemplos que
sinalizam o aumento do desempenho em vendas.
Investir
no cross merchanding é outra alternativa para ampliar os resultados, mas a
estrategista de marketing na BloodBuzz Marketing ressalta o quanto é fundamental
não realizar uma sobrecarga de produtos misturados e que não tenham muita
correlação para evitar que o consumidor se sinta desconfortável ou confuso.
“O
cross merchandising é uma técnica interessante para alavancar as vendas de itens
que geralmente não estão na mente do cliente durante a aquisição, ou seja, ele
serve como lembrança. Com os protetores solares é possível fazer uma ação com
os protetores labiais, pós-solares e/ou repelentes, por exemplo. Em outros segmentos
podemos colocar junto dos sabonetes líquidos e esponjas de banho”, finaliza
Tatiana.
O
que você está esperando para aplicar as táticas do GC em sua farmácia e
potencializar o seu lucro neste verão? E não se esqueça de contar com a ANB
Farma para abastecer o seu estoque.