30 de novembro de 2018

Verão: seu PDV preparado com a ajuda do gerenciamento por categorias

Verão: seu PDV preparado com a ajuda do gerenciamento por categorias

O verão está batendo na porta e você já começou a preparar a sua farmácia para a nova estação? Contar com a ajuda do gerenciamento por categorias (GC) é uma boa aposta.  

A técnica tem como propósito otimizar estrategicamente os investimentos feitos pelo canal considerando os hábitos de consumo e de necessidades do cliente, os lançamentos da temporada e direcionar as ações de marketing. Assim, de acordo com a sazonalidade, o estabelecimento consegue estimular o crescimento do negócio a partir dessa ferramenta em todos os canais em que ela estiver presente: da loja física, passando pelo delivery até o e-commerce, conforme explica Tatiana Pereira, estrategista de marketing na BloodBuzz Marketing e docente de marketing farmacêutico no Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP).  
 
Como o GC pode auxiliar a farmácia a organizar os setores típicos do verão? 
Segundo Tatiana, o primeiro passo para iniciar o GC no PDV é estudar o comportamento de compra do shopper por canal de vendas junto aos produtos em destaque das diferentes categorias:  

- Destino: produtos que são mais procurados pelo consumidor  
- Rotina: corresponde aos produtos que fazem parte da lista de compras constante do cliente 
- Conveniência: produtos que têm apelo de compra por impulso  
- Sazonal: aqui entram os produtos para o verão    

“Após essa classificação, é essencial que a farmácia faça o planograma desses itens, evidenciando os produtos sazonais de verão, comunicando-os em todo o canal de venda. O planograma vai facilitar a escolha do público na hora da aquisição. Em lojas físicas dar relevância às mercadorias em suas respectivas categorias e subcategorias, preenchendo bem as prateleiras, reposicionando os artigos e otimizando os espaços. Já no delivery, como venda correlata, oferecer para cada pessoa um item específico, e no e-commerce por algoritmo de perfil de sacola de compras e buscas”, adiciona a estrategista de marketing na BloodBuzz Marketing.

Quando o assunto é o mix, Tatiana informa que o segmento solar é o que tem maior destaque no canal farma durante o verão. De acordo com a especialista, o Brasil corresponde a 20% da fatia de mercado mundial de consumo dos protetores e a tendência é que esses números cresçam. “Outros setores têm alta performance na estação como repelentes, itens de higiene, consumo e beleza, fitness (shakes, emagrecedores), nutracêuticos e primeiros socorros. A chegada cada vez mais crescentes dos cosméticos naturais, veganos e orgânicos também apontam como uma categoria que, brevemente, deve apresentar um faturamento importantes para o varejo farmacêutico”.  

Já para a exposição, a docente do CRF-SP afirma que é ideal ter como referência o desempenho de vendas e os lançamentos do período, destacando-os em cada seção. As mercadorias que têm a maior rentabilidade e grande apelo de vendas precisam ser organizadas ao alcance dos olhos, pois é o local que representa o primeiro lugar em vendas. Outro ambiente vantajoso é o que fica à altura das mãos, responsável pela segunda posição. Os artigos que ficam acima da cabeça e próximos do chão são os que remetem aos menores desempenhos. A criação de um espaço verão também é válida. Para Tatiana, mobiliários de parede, pontas de gôndolas, vitrines e ilhas promocionais no meio do PDV são exemplos que sinalizam o aumento do desempenho em vendas. 
  
Investir no cross merchanding é outra alternativa para ampliar os resultados, mas a estrategista de marketing na BloodBuzz Marketing ressalta o quanto é fundamental não realizar uma sobrecarga de produtos misturados e que não tenham muita correlação para evitar que o consumidor se sinta desconfortável ou confuso.  

“O cross merchandising é uma técnica interessante para alavancar as vendas de itens que geralmente não estão na mente do cliente durante a aquisição, ou seja, ele serve como lembrança. Com os protetores solares é possível fazer uma ação com os protetores labiais, pós-solares e/ou repelentes, por exemplo. Em outros segmentos podemos colocar junto dos sabonetes líquidos e esponjas de banho”, finaliza Tatiana.  

O que você está esperando para aplicar as táticas do GC em sua farmácia e potencializar o seu lucro neste verão? E não se esqueça de contar com a ANB Farma para abastecer o seu estoque. 

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