22 de dezembro de 2023

A importância das bulas impressas de medicamentos

A importância das bulas impressas de medicamentos

Por que é importante manter as bulas impressas de medicamentos?


Mesmo que a legislatura não obrigue mais e que a tecnologia alcance um número cada vez maior de pessoas, manter as bulas impressas de medicamentos é uma medida inclusiva e atenta às necessidades de toda a população.

 Disponível por meio da tecnologia de QR Code, – código de barras que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera –, a bula digital de medicamentos foi instituída pela lei 14.338/22 ao ser sancionada pela presidência da República em 11 de maio de 2022, após votação na Câmara dos Deputados e no Senado.

 O que se originou como um projeto de lei, foi aprovado nas casas legislativas apesar do pouquíssimo debate sobre o assunto com a sociedade e sem ouvir os maiores impactados pela medida, ou seja, a população.

 Mas por que manter as bulas impressas dos medicamentos é de enorme importância, especialmente para uma parcela notável do povo brasileiro? Entenda mais a seguir.


 Ainda há dificuldades de acesso à internet no Brasil

A tecnologia e a internet, consequentemente, cresceram de modo espantoso no Brasil nas últimas décadas.

 Porém, ainda são grandes os desafios enfrentados para que a internet e os meios de acessar a rede mundial estejam à disposição de boa parte da população.

 Falta de infraestrutura em áreas remotas, dificuldade econômica ou a pouca familiaridade com tecnologias digitais são questões que impactam muitos cidadãos.

 Segundo um estudo realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), cerca de 36 milhões de pessoas não acessaram a internet no Brasil em 2022. O número representa 19% da população com 10 anos ou mais.


 Os principais recortes da pesquisa apontam que não acessaram a internet: 

● Uma em cada três pessoas das classes D e E;
● 28% da população que mora na área rural;
● 18 milhões com 60 anos de idade ou mais.

 Sem o acesso direto às bulas impressas de medicamentos, idosos que têm pouca ou nenhuma acessibilidade à internet, e não contam com familiares ou amigos próximos para ajudá-los, perdem detalhes valiosos sobre posologia, efeitos colaterais, interações medicamentosas e precauções.
 

 Aplicativos para bulas online tem limitações

Apesar da conveniência proporcionada por aplicativos que disponibilizam bulas online, ainda há várias limitações.

 Mesmo a parcela da população que se conecta diariamente, muitas vezes sofre com internet de acesso instável, sinal fraco, velocidade reduzida ou dispositivos (aparelhos de telefonia celular) de desempenho limitado.
 

 A bula impressa de medicamentos ainda é necessária

Preservar a bula em sua versão impressa com os medicamentos é uma medida inclusiva e sensível às necessidades de toda a população, principalmente em um país que ainda sofre com diferenças sociais e econômicas que são refletidas no acesso à internet.

 Além do mais, o exemplar em papel é prático em situações em que o dispositivo eletrônico pode não estar disponível ou com a bateria descarregada.

Por fim, a preservação das bulas impressas de medicamentos é necessária na defesa da saúde da população, que precisa tirar dúvidas antes de ingerir – ou dar para outro indivíduo – um remédio, sem que possa afetar a integridade física dessa pessoa. 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Crédito da imagem: iStock.com/nicoletaionescu 

Compartilhe: