16 de maio de 2017

Genéricos: bom para os consumidores e mais vendas para as farmácias

Genéricos: bom para os consumidores e mais vendas para as farmácias

No dia 20 de maio comemora-se o Dia Nacional do Medicamento Genérico categoria que não para de crescer mesmo em tempos de crise econômica no país.

Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos), com base nos indicadores da QuintilesIMS, a indústria de genéricos fechou o primeiro trimestre de 2017 com crescimento de 9,86% no volume de vendas, em unidades, frente a igual período do ano anterior.

No total, entre janeiro e março desse ano, foram comercializadas 303 milhões de unidades de medicamentos contra 276 milhões no mesmo intervalo de 2016. O desempenho coloca o genérico na posição de motor de crescimento da indústria farmacêutica no Brasil. As vendas totais da indústria aumentaram no mesmo período apenas 1,9%. Com isso, os genéricos cresceram 7,9 percentuais acima do mercado farmacêutico total. Com o resultado, os genéricos encerraram março com 31,27% de participação de mercado.

Genéricos para doenças crônicas
Os anti-hipertensivos e os remédios para colesterol puxam o crescimento do segmento no país. De acordo com a PróGenéricos, nos casos dos produtos para o controle da hipertensão, as vendas de genéricos em unidades cresceram 38% nos últimos três anos contra uma expansão de 26% dos similares e de 10% entre os medicamentos de referência no mesmo intervalo de tempo.

Já os genéricos anti-lipêmicos, voltados para o controle do colesterol, por sua vez, registraram crescimento de 29% entre 2014 e 2016 em unidades. No mesmo período, os similares cresceram 12% e os medicamentos de referência registram contração de -10%.

“Reconhecidos por sua qualidade e pelos preços mais baixos, os genéricos se converteram em um refúgio para os consumidores brasileiros que precisaram dar sequência a seus tratamentos de saúde sem sacrificar o orçamento familiar”, afirma Telma Salles, presidente-executiva da PróGenéricos.

Benefícios para o canal farma
De acordo com a Associação, no Brasil, os genéricos respondem por 30% das vendas em unidades no conjunto do mercado farmacêutico e, atualmente, a economia por parte dos consumidores já chega a R$ 87 bilhões. E os benefícios não ficam somente para os clientes, a categoria ainda traz vantagens para o canal farma já que aumentou o volume de pessoas nas farmácias que encontram nos genéricos outras opções no momento da compra, ampliando assim o lucro dos PDVs. Essa confiança da população no segmento acabou beneficiando todo o varejo. Além disso, o Farmácia Popular também impulsiona as vendas dos estabelecimentos, pois 85% do que é dispensado pelo programa é de medicamentos genéricos.

Conte com a ANB para incrementar seu estoque de genéricos. Aqui você encontra as principais marcas.

Abraços e boas vendas,
Equipe ANB Farma

Compartilhe: