Comemorado em 15 de setembro, o Dia do Cliente é uma ótima data para melhorar ainda mais o atendimento ao cliente da farmácia. Afinal, tratá-los bem traz muitos benefícios para o PDV como a fidelização, propaganda boca a boca e o sentimento de pertencimento por parte do público conforme explica Silvia Osso, palestrante, consultora de empresas e especialista em desenvolvimento de pessoas e varejo.
“O consumidor não quer algo diferenciado, ele quer um ótimo atendimento que compreende: um sorriso de acolhimento, a demonstração da satisfação em servir, o ouvir com boa vontade, a competência e o conhecimento sobre o que é vendido e, para finalizar, uma saudação de incentivo, entusiasmo pela cura ou restabelecimento e um agradecimento pelo prestígio em ter vindo ao estabelecimento”.
Silvia salienta que um bom atendimento ao cliente inclui uma excelente imagem profissional como, por exemplo estar com o uniforme em ordem e manter os cuidados com a aparência, fatores que na área de saúde são fundamentais. Além disso, é preciso ter competência profissional, ou seja, gostar de servir, prestar atenção, saber ouvir, ter boa vontade, ser cortês e simpático e se expressar bem. “A competência profissional faz com que o atendimento ao cliente seja perfeito. Porém, o colaborador precisa ter conhecimento sobre o que fala e como orienta o indivíduo”.
Certo X Errado no atendimento ao cliente
Segundo Silvia, algumas posturas devem ser evitadas no atendimento ao cliente tais como ser ríspido no tratamento, não prestar atenção no que a pessoa fala, conversar com colegas e não dar importância a quem chegou e, ainda, deixar o cliente esperando sem razão. “O certo é ouvir com dedicação, olhar no olho, saber o que falar e ter simpatia”.
A especialista também alerta com relação aos consumidores que são difíceis de serem atendidos. Para esses casos o saber ouvir é importantíssimo, além de paciência e boa educação.
Um bom atendimento ao cliente em cinco passos
Quer prestar um ótimo atendimento ao cliente? Confira os cinco passos informados por Silvia Osso.
1 - Acolha verdadeiramente o consumidor com um sorriso no rosto;
2 - Ofereça seus préstimos em ajudar;
3 - Ouça com atenção o que ele precisa;
4 - Oriente e informe com detalhes sobre as dúvidas ou perguntas que fazem;
5 - Agradeça por ter vindo ao seu estabelecimento e despeça-se.
Na ANB Farma você encontra tudo o que o seu ponto de venda precisa para prestar um ótimo atendimento ao cliente. Conte sempre conosco para abastecer a sua farmácia com os principais produtos.