26 de outubro de 2023

Atendimento ativo X passivo: saiba em qual situação usar

Atendimento ativo X passivo: saiba em qual situação usar

O atendimento ao cliente é um pilar fundamental para o sucesso de qualquer negócio, especialmente no setor farmacêutico. No entanto, é crucial entender a diferença entre atendimento ativo e passivo, bem como saber quando e como aplicar cada abordagem para proporcionar uma experiência excepcional aos clientes.

Atendimento ativo e passivo: entenda as diferenças

Atendimento ativo

O atendimento ativo envolve uma abordagem proativa por parte dos colaboradores da farmácia. Nesse tipo de atendimento, a equipe busca iniciar a interação com o cliente, oferecendo ajuda e informações antes mesmo de serem solicitados. O objetivo é antecipar as necessidades do cliente e fornecer um serviço personalizado.


O que deve ser feito no atendimento ativo:

  • Saudação calorosa: cumprimentar o cliente com um sorriso e uma saudação amigável é o primeiro passo para estabelecer uma conexão positiva;

  • Oferecer assistência: esteja atento às necessidades do cliente. Pergunte se precisa de ajuda, explique as promoções e os produtos em destaque;

  • Conhecimento do produto: esteja bem informado sobre os medicamentos e produtos disponíveis na farmácia. Responda às perguntas dos clientes com confiança e precisão;

  • Personalização: procure entender as necessidades específicas de cada cliente e ofereça soluções que atendam a essas necessidades.

Atendimento passivo
O atendimento passivo, por outro lado, é mais reativo. Nesse caso, os colaboradores aguardam que o cliente busque ajuda ou faça perguntas antes de oferecer assistência. Embora o atendimento passivo seja útil em algumas situações, como quando o cliente deseja explorar a loja por conta própria, ele não é tão eficaz quanto o atendimento ativo em proporcionar uma experiência de alta qualidade.


O que deve ser feito no atendimento passivo:

  • Prontidão para ajudar: esteja disponível e atento às necessidades dos clientes. Esteja disposto a ajudar quando solicitado;

  • Respeito ao espaço do cliente: alguns clientes preferem explorar a loja por conta própria. Respeite a privacidade e a independência deles, mas esteja pronto para intervir quando necessário;

  • Responder prontamente: quando os clientes fazem perguntas ou solicitam assistência, responda de maneira rápida e educada.

Quando utilizar cada abordagem
A escolha entre atendimento ativo e passivo depende do contexto e das preferências do cliente. Algumas diretrizes para ajudar na decisão:

  • Atendimento ativo: utilize essa abordagem quando o cliente parecer indeciso, confuso ou precisar de informações específicas. É especialmente eficaz quando a farmácia lança novos produtos ou promoções que podem não ser conhecidas pelos clientes.

  • Atendimento Passivo: opte por essa abordagem quando o cliente demonstrar clareza em suas necessidades e preferir explorar a loja por conta própria. Este tipo de atendimento é adequado quando a farmácia está ocupada, e os clientes podem preferir um ambiente mais tranquilo.

O que evitar em ambas as abordagens
Independentemente de escolher o atendimento ativo ou passivo, há algumas práticas que devem ser evitadas:

  • Pressão excessiva: evite pressionar os clientes a comprar produtos que não precisam. Em vez disso, forneça informações para que eles possam tomar decisões informadas;

  • Falta de conhecimento: não deixe de se atualizar sobre os produtos e medicamentos disponíveis na farmácia. A falta de conhecimento pode prejudicar a confiança do cliente.

  • Falta de empatia: demonstre empatia em todas as interações. Compreenda as preocupações e necessidades do cliente, mesmo que não sejam relacionadas diretamente aos produtos da farmácia.

Ofereça um atendimento de excelência, pois isso não apenas satisfaz os clientes, mas também contribui para o aumento das vendas e a construção de uma reputação sólida no mercado farmacêutico.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Crédito da imagem: iStock.com/Portra

Compartilhe: