A chegada do outono, caracterizado pela queda das temperaturas, baixa umidade do ar e aumento da poluição, contribui para o aparecimento de doenças respiratórias e alérgicas. Ambientes fechados e pouca ventilação tornam mais fácil a transmissão de vírus, fungos e bactérias.
Algumas das doenças mais comuns desta temporada são gripes, resfriados, sinusite, rinite etc., sendo comum a manifestação de sintomas como tosse, espirros, congestão nasal, irritação na garganta, entre outros.
Consequentemente, há um aumento da demanda de medicamentos para combater estas complicações, principalmente pelos MIP (Medicamentos Isentos de Prescrição Médica). Sendo assim, o outono se torna oportuno para aumentar as vendas nas farmácias.
Aqueça as vendas no outono
Para evitar perda nas vendas, é recomendado realizar um estudo prévio para saber em quais medicamentos apostar, elencando as doenças e sintomas mais comuns, bem como os possíveis tratamentos para os mesmos e os ativos mais usados.
Medicamentos para o Outono
Neste período, sua farmácia deve estar bem abastecida com antigripais e seus derivados, como antitérmicos, analgésicos, antialérgicos, descongestionantes nasais e suplementos vitamínicos para aumentar a imunidade.
Cuidados com o corpo no Outono
Nesta época, o tempo seco e as temperaturas mais baixas também prejudicam a pele, deixando-a mais ressecada. Além da menor hidratação e do aspecto áspero, ela pode apresentar lesões e doenças cutâneas, sendo assim, os cuidados devem ser ampliados.
A hidratação adequada é importante para a pele manter sua aparência saudável e função protetora. No outono-inverno, a venda de hidratantes aumenta consideravelmente, com um crescimento médio de 30% no volume de vendas da categoria.
O ideal é que para aproveitar esta onda de vendas, as farmácias invistam em produtos para hidratação variados – cremes, loções, balms, óleos etc – e específicos para os diferentes tipos de pele: oleosa, seca, mista, sensível.
Lembrando que áreas mais sensíveis, como os lábios, também merecem atenção especial com produtos voltados para a hidratação, assim como os cabelos, que também ficam mais frágeis e ressecados.
Aparelhos para o tempo seco
Além do uso de medicamentos, aparelhos como inaladores e umidificadores, auxiliando no alívio de alguns sintomas desconfortáveis como obstrução nasal, irritação na garganta e tosse. O tempo seco causa o ressecamento das vias aéreas, o que possibilita a proliferação de vírus e agrava doenças e alergias respiratórias.
Sendo assim, o umidificador colabora aumentando a umidade do ar e o uso de inalador se mostra bastante eficiente para a umidificação das vias aéreas. Portanto, investir nestes aparelhos em sua farmácia é uma tática para lucrar no período, aproveitando o aumento da procura por estes produtos.
Acerte na exposição dos produtos no Outono
Uma das principais estratégias é ampliar o espaço disponível na farmácia para esta gama de produtos da estação, consequentemente diminuindo as mercadorias de verão. É recomendado colocar os MIPs no autosserviço, explorando bem áreas quentes como pontas de gôndola, balcão e checkout.
Comunicar visualmente as subcategorias como “dor e febre”; “gripe e resfriado”; “vitaminas e suplementos”, entre outros, facilita a circulação dos shoppers pela loja. Em relação aos produtos de cuidados com o corpo e beleza, leva-se muito em conta o sensorial dos mesmos, por isso, uma estratégia interessante para vendas seria disponibilizar provadores na farmácia.
Além das práticas convencionais de proporcionar um mix de produtos, preços e benefícios, é necessário treinar bem a equipe para que esta possa entender e atender às necessidades dos clientes.