Um estudo feito pela GfK revela que 79% dos consumidores pretendem fazer compras no período da Black Friday, esse resultado positivo será alcançado por conta do aumento dos preços e não pela quantidade de itens vendidos. Em 2020, as oito semanas sazonais representaram 21% das vendas do ano, somando mais de R$23 bilhões.
Os consumidores veem na Black Friday uma oportunidade para comprar um item de desejo. Por isso, os varejistas devem pensar na jornada do consumidor, mesmo que tenha migrado para o online, as vendas na modalidade figital (fusão das vendas no ambiente físico e digital) devem ser levadas em consideração.
De acordo com a categoria que está sendo procurada, o cliente tem uma preferência para efetiva a compra. Medicamentos, por exemplo, são categoria destino e continuam levando os clientes às farmácias; já as categorias de Higiene & Beleza (H&B), estão tendo uma aderência no online.
A oportunidade que a data oferece ao comércio deve durar todo o mês de novembro. É fundamental pulverizar os descontos. Isso traz confiança para o cliente, que terá, portanto, melhores ofertas por um período maior.
Desta forma, selecionar os produtos mais adequados para campanha, como esta irá funcionar e, sobretudo, planejar corretamente sua veiculação, devem ser fatores imprescindíveis para se conquistar mais clientes. Veja a seguir, como ser assertivo com a ação, de acordo com a Neotix Transformação Digital:
1.Lembre-se do propósito da data: os lojistas nunca devem esquecer qual é o principal objetivo da Black Friday. Portanto, escolham produtos com bastante procura e ofereçam descontos reais e significativos, desmistificando a “black fraude”. Não é hora de desafogar o estoque – acreditem, os clientes percebem esse tipo de tentativa.
2. Reduza o tempo de entrega: no e-commerce, é possível criar uma lista de produtos com entrega rápida, de preferência logo no dia seguinte à compra. Se não for possível, estabeleça esse compromisso com pelo menos alguns itens. Isso despertará confiança no cliente e transmitirá credibilidade da marca.
3. Aposte no ganho da venda por volume: produtos com descontos significativos terão uma vazão maior que itens mais caros. Por isso, não tenha medo de criar boas promoções. Se for facilitar ainda mais a vida do seu consumidor, ofereça a possibilidade da compra parcelada.
4. Tenha dados em mãos: fazer com que os clientes comprem mais envolve certa complexidade, inclusive, a utilização de estudos.
5. Ofereça gatilhos aos seus clientes: é importante mencionar que um fator que pode incrementar vendas é a realização de campanhas promocionais, já que muitos clientes acabam comprando por impulso.
Como é possível observar, o sucesso da Black Friday não é marcado apenas com promoções, mas é um conjunto de estratégias e hábitos que precisam fazer parte do dia a dia da farmácia.
Lembre-se sempre que consumidor está à procura de produtos e serviços que agreguem qualidade de vida.
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