Nessa terceira e última parte do especial Caminhos
para a sua farmácia crescer,
você aprenderá o quanto é importante fidelizar a sua clientela. Afinal, sem
eles, nenhum negócio vai para a frente. Confira todas as dicas e aproveite para
colocar essas e as demais em prática e potencialize o desenvolvimento do seu
comércio!
Caminhos para a
sua farmácia crescer
Por Ângelo Vieira, diretor operacional da Farmarcas
Passo 5 - Fidelizar clientes
Você pode ter a melhor gestão e preços em sua empresa, mas,
sem clientes, de nada adiantará. Portanto, deve-se buscar a fidelização, sendo
que os shoppers de hoje são mais exigentes e já costumam saber o que querem quando chegam ao PDV. As exigências, às vezes,
extrapolam a proximidade física, levando em conta fatores como atendimento de
qualidade, valores dos produtos, comodidades e programas de fidelização.
Segundo a pesquisa “Comportamento
do consumidor na hora de escolher farmácias”, realizada pelo Instituto
Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC), os principais critérios
considerados no momento da escolha do lugar da compra de medicamentos são:
preços (94%), localização (84%), atendimento (80%), estacionamento (49%), meios
de pagamento (32%), aceitação de PBM – programa de desconto (21%), e entregas
em casa (11%).
Assim, fica claro para o empreendedor do ramo farmacêutico
que é válido tomar algumas medidas para fidelização. Por isso, detalhamos
algumas dicas sobre os aspectos citados.
1 - Localização: o sucesso de um
empreendimento precede sua abertura. O recomendável é que se estabeleça um
estudo prévio que possibilite a obtenção de um local privilegiado para atuar,
analisando, por exemplo, o número de pessoas que passam nas ruas entre outros
detalhes. Nessa hora, é necessário paciência e planejamento, pois um ponto
correto vai agregar muito em um excelente resultado, enquanto uma área errada é
praticamente meio caminho para o fracasso.
2 - Preços: atualmente o público possui
muitos canais para realizar pesquisas, ou seja, ter um preço competitivo é
primordial. Dessa maneira, é fundamental que o empreendedor procure alternativas
para se destacar, e uma a qual é muito positiva é o associativismo, obtendo
maior força nas negociações, podendo, desse modo, repassar os descontos aos
clientes.
3 - Programas de fidelização:
nunca os famosos cartões de fidelidade estiveram tão na moda. Os
consumidores precisam se sentir especiais, se tornando de extrema importância
que estabeleça algum tipo de clube de vantagens. Contudo, é imprescindível
cautela para que esses benefícios ocorram de forma ordenada, por meio de ferramentas
eficazes.
4 - Capacite seus atendentes: tenha uma equipe
qualificada. Grande parte de uma boa venda vem de um profundo conhecimento do
atendente/vendedor, esclarecendo dúvidas que possam aparecer e melhorando o
diálogo com o clientela.
Quem está na linha de frente do atendimento não pode ser tímido, para isso, a
prática deve ser constante.
5 – Invista nas facilidades:
se preocupe com o acesso de seus shoppers e com a disponibilização dos itens
em seu estabelecimento, fazendo com que estejam adequadamente visíveis. Também
se atente em como a pessoa chegará à loja, buscando espaço para estacionamento
e, caso não tenha, criando convênios.
6 - Supere as expectativas: é essencial sempre inovar e
se atualizar. A quebra positiva da expectativa do cliente é uma maneira quase
certeira de fazer com que ele volte, por isso, esteja em constante contato com
o que existe de mais moderno no mercado.
Não desista,
seja persistente
O principal objetivo de todo esse conteúdo elaborado
por Ângelo é mostrar que, sabendo melhor o caminho do empreendedorismo e
buscando conteúdos para seguir em frente, as chances do sucesso empresarial são
muito maiores. Lembre-se, um empreendedor bem-sucedido nunca deve deixar de aprender e
de procurar por novidades e parcerias. As dificuldades no canal farma são muito
grandes, mas as opções são instigantes e garantem ótimos retornos.
A ANB
Farma espera que você tenha gostado das dicas e que usufrua de todas as
informações a favor do seu varejo. Conte sempre conosco!