Feriados e datas especiais são ótimas épocas para as vendas e o Carnaval não é exceção a essa regra, principalmente para as farmácias que disponibilizam diversos produtos usados durante a festa.
De acordo com Roberto Vautier, especialista em franquias e varejo da AGR Consultores, é indispensável estar bem abastecido com o que tem aumento de demanda. Entre eles, Roberto salienta: categoria de higiene pessoal (hidratantes, sabonetes, shampoos e desodorantes), emagrecedores e repelentes contra insetos.
Para que todos esses itens estejam à vista dos consumidores, a forma de disposição é essencial. “A exposição tem um papel fundamental dentro do canal farma. Considerando que as pessoas gastam em média 4 minutos dentro da loja, as mercadorias precisam estar sempre no mesmo lugar já que os clientes tendem a procurá-los no ponto natural. Os artigos em promoção devem ser destacados (locais extras ou na fila dos caixas) e colocados perto de outros produtos ligados por missão de compra como por exemplo: uma vitamina C junto ao antigripal, uma loção pós-barba próxima à lâmina de barbear”, explica Roberto.
Além da organização do estabelecimento, outra questão importante é criar o melhor ambiente para que o público se sinta confortável realizando sua busca e, consequentemente, suas aquisições. Roberto esclarece que, por ser uma temporada de muito calor, estar com o ar condicionado funcionando perfeitamente é primordial. Em dias de chuva, atentar-se para o chão do PDV, que geralmente é branco e fica sujo à medida em que a clientela entra com os calçados molhados.
Vendas nota 10
A montagem de kits é uma excelente forma de ampliar o ticket médio, independente do período. No Carnaval, a elaboração deve considerar que é um feriado de curta duração (uma semana, no máximo), assim as embalagens não podem ser muito grandes, pois automaticamente o shopper conclui que não há vantagem. Outro tópico para refletir, é justamente a missão da compra e não a similaridade dos artigos, por exemplo: um indivíduo que está com um machucado e procura por um curativo adesivo, também necessita de antisséptico e, eventualmente, algodão.
“É importante apostar em embalagens diferenciadas, chamativas e com destaque para a economia gerada em comparação a aquisição dos produtos de forma isolada. Caso não seja possível incluir as mercadorias em pacotes, recomendo fazer combos ou packs virtuais que trabalham com o mesmo princípio dos kits. O fundamental é não agrupar os itens de maneira mais rudimentar já que, além de não atrair o cliente, prejudica a imagem da marca do fornecedor”.
Outra dica é não esquecer de colocar os preservativos no mix. O varejo farmacêutico ainda é o lugar preferido pelo público para adquirir a categoria em razão da diversificação e do amplo espaço com fácil acesso que facilita a escolha da camisinha de preferência.
Bom atendimento também gera boas vendas!
Fato imprescindível na hora da compra é o bom atendimento. Para obter um serviço mais eficiente no Carnaval, vale treinar os funcionários sobre os principais produtos que tendem a ser demandados, suas aplicações e restrições assim, como as questões relevantes que a clientela poderá apresentar para orientar com maior exatidão.
Rodrigo ainda ressalta que, no momento de montar o estoque das mercadorias mais procuradas durante o Carnaval, é essencial estar atualizado sobre as últimas notícias referentes à epidemias, doenças e enfermidades que possam atingir as pessoas daquela microrregião onde se localiza o varejo.
Por último, mas não menos importante, a divulgação externa é tão necessária quanto ter uma boa exposição nas lojas. A divulgação em tabloides, sites e apps é interessante. Durante a folia, os estabelecimentos que tiverem um banco de dados de seus consumidores podem trabalhar com informativos sobre cuidados a serem adotados nessa época por e-mails, redes sociais e até mesmo WhatsApp. Aqueles que não possuem informações completas ou preferem utilizar comunicação diretamente no PDV, podem imprimir materiais com notícias ou pequenos textos.
“O conteúdo tem que trabalhar com foco no problema e não na venda do produto, mas claro que todo o contexto vai direcionar o shopper a buscar uma solução capaz de se tornar uma compra”, finaliza Roberto.
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