Com um variedade enorme de produtos, finalidades, tamanhos de embalagens, FPS, tonalidades e indicações, expor a categoria de proteção solar pode ser tornar difícil para as farmácias. Afinal, produto que não é visto, não é comprado e, além disso, prateleiras bagunçadas é sinônimo de menos vendas.
Por isso separamos algumas dicas para sua loja arrasar na organização dos protetores solares. Aproveite todas e aplique-as em seu PDV, lembre-se que o verão só acaba em março.
Exposição dos protetores solares na farmácia
Antes de mais nada, a disposição do segmento nas gôndolas deve oferecer ao público uma visão completa do mix com o objetivo de proporcionar conforto e fidelização.
Apesar do verão ser a época com mais procura, é fundamental que o estabelecimento tenha o ano inteiro o maior número de opções desses produtos em um único espaço para que o cliente consiga observar todas as alternativas disponíveis e, ainda, não tenha que ir em outro PDV para adquirir o que deseja.
Além de um bom sortimento, as divisões precisam estar claras, apresentando aos consumidores todas variações como, por exemplo: FPS, tamanhos de embalagem, indicações (adulto e infantil, rosto e corpo, tipos de pele) entre outras.
O recomendado é agrupar as mercadorias por marca. Posteriormente, separar por subcategorias (loções, sprays, aerossol, faciais, kids, bronzeadores, pós-sol e labial) e, assim, iniciar a organização com os artigos de maior valor agregado, finalizando com aqueles de menor. Essa dica também vale para os FPS, incluindo do maior para o menor, fazendo o mesmo com as embalagens econômicas. Se a linha possuir pack, o ideal é posicioná-los próximos aos itens regulares.
Para o segmento, ainda é válido apostar na dupla exposição, destacando os produtos nas pontas de gôndola, cubos e displays.
Cross merchandising
Essa estratégia também é uma ótima opção para aumentar não só as vendas dos protetores como de outros produtos relacionados. Veja as principais combinações: