09 de abril de 2018

Como o merchandising pode ajudar nas vendas da sua loja? - Parte 2

Como o merchandising pode ajudar nas vendas da sua loja? - Parte 2

Na última matéria do nosso blog, você conferiu três aspectos básico nos quais o merchandising está inserido. Hoje, abordaremos mais dois tópicos para que a sua farmácia consiga aplicá-los de forma completa. Vale lembrar que o merchandising é uma maneira de aumentar as vendas do estabelecimento, conforme explica Silvia Osso, especialista em varejo e consultora de empresas. 

Como o merchandising pode auxiliar o seu PDV? 

Equipamentos básicos 
Silvia afirma que, para fazer uma arrumação adequada, é essencial conhecer a função de cada equipamento presente na loja, o que também faz parte do merchandising.  

- Armações ou prateleiras 
São utilizadas para colocar mercadorias geralmente nas laterais e no fundo da farmácia. Elas devem ser criteriosamente estudadas, de acordo com o porte dos itens. Naquelas que ficam atrás do balcão de atendimento é válido expor os medicamentos de referência, por importância de laboratório; por prioridade de produtos mais rentáveis  ou,  mais usualmente, todos as indústrias juntas por  ordem alfabética (arrumados da esquerda para a direita por prateleira). Já os genéricos precisam ser organizados separadamente, em ordem alfabética e, normalmente, divididos por laboratórios com maior relevância. Para as armações que ficam na lateral do ponto de venda, Silvia recomenda posicionar o setor de HB, dando destaque para os segmentos de grande saída como cabelo e infantil.  

- Balcões 
Usados, habitualmente, como base para os funcionários atenderem o consumidor. Podem ser inclusos artigos que facilitem o atendimento (como comprimidos) ou que necessitam de certos cuidados para guardar como os acessórios (tira-leite, frascos para exames de laboratório, termômetros entre outros). Também servem para expor produtos nobres de perfumaria que exijam uma assistência personalizada. 

- Gôndolas ou ilhas 
São utilizadas no autosserviço e confeccionadas com vários tipos de materiais. Permitem que suas prateleiras sejam ajustadas a altura dos itens e com uma série de arranjos. Sempre devem ter uma altura que deixe o cliente visualizar todas as mercadorias.  

- Estrados ou expositores promocionais 
Para promoções temporárias, servindo como base para proteger os fundos das embalagens, evitando-se dessa forma, deterioração pela umidade. Muitas vezes as fraldas, pastas dentais e sabonetes é que ocupam esses expositores. 

- Checkout (caixa) 
Frequentemente localizado logo na entrada da farmácia. São confeccionados com diversos materiais e devem possibilitar a exposição de artigos que se pode vender por impulso. Normalmente possuem um painel atrás dos caixas no qual são colocados produtos em ganchos. 


Exposição 
A especialista em varejo ressalta que a exposição é um assunto especial, pois a exibição dos produtos é fundamental quando se fala de merchandising. É nessa área que se aplicam as técnicas mais agressivas e vitais.  

Silvia explica que expor os artigos não é uma tarefa difícil, mas requer planejamento e conhecimento básico das estratégias de merchandising, além de raciocínio lógico e cautela com a acessibilidade do item com relação ao consumidor.  

Todos os tamanhos e apresentações de um mesmo produto devem estar juntos para aumentar o impacto visual da marca e, consequentemente, ampliar a compra por impulso. O agrupamento capitaliza a força de vendas de um grupo de mercadorias. “É essencial lembrar que uma exposição centrada em conjunto,  em vez de separá-los, é mais eficaz. Isso se faz porque a dispersão dos itens dá a sensação de desorganização, sendo menos atrativa e, ainda, passar ao público a ideia de que os artigos são assim colocados para disfarçarem os preços altos”.  

Para Silvia, o planejamento deve se iniciar pelo total preparo do sistema de gestão de estoques que precisa estar com todos os cadastros em ordem e a setorização organizada, com os artigos alocados dentro das respectivas separações. Por exemplo, na categoria de HB, os itens podem ser divididos em conjuntos: grupos, subgrupos e família.
 
Grupo de cabelos: separar os subgrupos de: 
- Higiene e cuidados para os cabelos;  
- Tinturas;  
- Descolorantes;  
- Acessórios para cabelo. 

Dentro do subgrupo de Higiene e cuidados para os cabelos separar a listagem de cadastro com as famílias:  
- Shampoos populares;  
- Shampoos medicinais e antipapas; 
- Condicionadores; 
- Cremes e pós-shampoos;  
- Fixadores em gel ou spray;  
- Tônicos e loções para cabelos;  
- Alisantes, óleos, cremes e henas; 
- Produtos complementares para tratamento dos cabelos. 

Terminada a etapa anterior, a especialista informa que é necessário pensar nas zonas de circulação. As zonas quentes são as que possuem ampla visibilidade, onde a clientela circula mais e que possibilitam um maior contato do consumidor com os itens. São elas: as pontas de gôndola logo na entrada do estabelecimento, próximas aos balcões de medicamentos, ou em cruzamento de corredores; prateleiras que ficam nos corredores onde o público entra em direção ao balcão e, também aquelas que ficam na parte superior e na altura das mãos do shopper. Silvia lembra que os balcões de medicamentos são os pontos mais aquecidos em uma farmácia por ser o elemento de maior visibilidade. Por isso, a orientação é colocá-los no fundo da loja para que o cliente circule por todo o espaço.  

Já as zonas frias são aquelas com circulação espontânea menor, corredores com pouca movimentação de pessoas, cantos escondidos, locais nos quais a visão dos artigos é mais prejudicada, com menos iluminação e prateleiras inferiores. A dica dada por Silvia para aquecer esses ambientes é criar áreas temáticas como: infantil, cuidados com os cabelos, canto do diabético ou da boa forma.  

E para finalizar, a especialista destaca a importância do planograma para a exposição certeira dos produtos. Ele nada mais é do que um demonstrativo da “gôndola ou prateleira ideal”, ou seja, uma foto ou figura que espelha as estratégias da empresa ou marca. Segundo Silvia, o critério básico na definição do planograma é refletir o market share das mercadorias, de modo a maximizar as vendas, dentro das realidades do mercado, o que gera ainda redução de custo para os varejistas. É imprescindível ter atenção às determinações da marca e procurar ter sempre a farmácia exposta de acordo com o modelo ideal de gôndola estabelecido em primeiro lugar pelas necessidades do PDV e depois dos fabricantes. 

“Utilizar as técnicas de merchandising é a melhor maneira de conseguir resultados em vendas. Quanto mais se usa, mais benefícios se colhe”, complementa Silvia Osso. 

Viu só como o merchandising engloba vários aspectos do seu estabelecimento? Aproveite todas essas dicas e potencialize as vendas do seu negócio. E não se esqueça: a ANB Farma está sempre trabalhando a favor do desenvolvimento do varejo farmacêutico. Conte sempre conosco. 

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