10 de dezembro de 2021

Como preparar a loja para as vendas de final e início de ano

Como preparar a loja para as vendas de final e início de ano

As vendas de final e início de ano tendem a ter aumento devido ao recebimento, por grande parte da população, do décimo terceiro salário, que faz com o público compre alguns presentes de Natal; além do período de férias escolares, que faz com que muitas famílias programem viagens, ou seja, farmácias e drogarias podem ter seu tráfego de clientes aumentado. 
 


Segundo informa a consultora especializada em varejo farmacêutico, Silvia Osso, quanto melhor trabalhada a loja, maior a venda. “Para atrair a clientela e incrementar o faturamento, vale decorar as vitrines, investir em produtos inovadores, explorar a decoração das categorias de cosméticos e dermocosméticos, contratar ajudantes, fazer pacotes incríveis, efetuar iluminação externa atraente etc. A originalidade é tudo.”



No que diz respeito aos produtos que podem (e devem) ser trabalhos, destacam-se os competentes e impactantes, que ajudam muito a vender. Silvia diz que eles se dividem em itens básicos, itens de tendência e itens sazonais. 



Segundo ela, deve-se garantir a disponibilidade dos itens básicos, aqueles que constroem e sustentam a farmácia o ano inteiro. “Há clientes que esperam o ano todo para comprá-los. No Natal, eles têm de estar lá, como por exemplo, um dermocosmético, que só pode ser adquirido com o 13º salário.”
 


Os de tendência para Natal, Ano Novo e verão, devem ser comprados em grande variedade, mas com uma profundidade dosada para não sobrar, como as novidades para embelezar os cabelos tipo tiaras ou os artigos que estimulem os clientes a comprarem suas “lembrancinhas” para o Natal na farmácia e não em outro local. “Se possível, estes devem acabar junto com o Final do Ano. Claro que eles são o tempero da sua loja, reforçam o básico. E não podem sobrar. Resista à tentação de recomprar o que acabou, pois podem não chegar a tempo”, alerta Silvia



Há ainda os sazonais, que permitem vender aquilo que os clientes procuram para a temporada de verão e férias, como os antidiarreicos; antiácidos; bronzeadores, protetores solares, entre outros.


Planejamento bem-feito



As compras devem se basear no estudo do estoque e na saída do ano anterior, fazendo um acréscimo nas compras e vendas de períodos passados e/ou ainda com o auxílio de estudos oferecidos pela indústria.
 

O mestre e professor na área de marketing, palestrante de cursos e consultor do mercado farmacêutico, Messias Cavalcante, diz que para gerir o estoque nessa época do ano, o primeiro passo é ter claro qual será a estratégia, isto é, vamos investir em quais categorias? Verão/férias ou opções de presentes de Natal? “Essa decisão ajuda na alocação do investimento, afinal, muitas vezes o bolso é um só, logo ter isso definido, é muito importante. “Depois, é fundamental ter a média de venda dos produtos que farão parte da campanha e com base no histórico determine uma meta de evolução para o período, e aí prepare o estoque. Procure aproveitar para propor uma compra interessante em quantidade, para que você possa negociar uma boa condição ou prazo, para lhe ajudar no fluxo de caixa.” 


Dez dicas para aumentar as vendas em 2022
 


1. Trabalhe muito bem a exposição dos itens sazonais.


2. Invista em um estoque com marcas conhecidas/fortes e uma opção de preço mais acessível, se possível, três opções por produto seria o ideal.


3. Explore o layout da loja.


4. Trabalhe a comunicação dos produtos sazonais com encartes e tabloides que devem ser entregues na entrada do cliente na loja.


5. Envolva o time da loja para que se dedique de verdade ao sucesso das campanhas.


6. Invista na comunicação interna para que o time de loja seja constantemente lembrado da ação em aplicação. 


7. Se possível, organize uma conversa com alguns dos consumidores para pegar algumas sugestões de itens que eles gostariam de encontrar.


8. Invista em itens voltados ao universo mamãe/bebê e infantil, pois apesar de não comprarem, crianças a partir de cinco anos já são fortes influenciadores de consumo. 


9. Atualize-se sobre o que está na moda nas áreas de perfumaria, seja por exemplo, a cor do esmalte ou a cor da coloração de maior procura pelas mulheres. 


10. Crie situações próprias para aumentar a venda, como descontos na compra de um item para a compra de um segundo, que tenha sinergia ou uso conjunto, essa é uma estratégia que pode fazer a compra de um xampu somar a do condicionador, das ampolas para tratamento, da máscara e demais produtos relacionados à compra original.
 


Fonte: mestre e professor na área de marketing, palestrante de cursos e consultor do mercado farmacêutico, Messias Cavalcante



Crédito da imagem: iStock.com/MicroStockHub

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