Dezembro chegou e ainda estamos vivendo a pandemia da covid-19. E como esse cenário impactou as clínicas e hospitais? Claro que todos os setores foram pegos de surpresa, mas não tem como não dizer que a área da saúde foi uma das mais afetadas, já que uma série de protocolos precisaram ser instaurados para manter médicos e toda a equipe em segurança, além de evidenciar questões relacionadas à gestão desses ambientes.
Dr. Éber Feltrim, CEO da SIS Consultoria e especialista em marketing na área da saúde, afirma que tudo depende da preparação para os riscos. “Até mesmo hospitais que possuem uma boa gestão, e margem de segurança, tiveram que se reinventar por conta do novo coronavírus. Dessa forma, o principal fator para o sucesso desses negócios é uma readequação veloz e eficiente para a situação de pandemia”, relata.
Como que fica a gestão?
O especialista destaca que existem diversos setores dentro de uma empresa e todos devem ser verificados individualmente. Porém, há duas ferramentas que auxiliam na avaliação dos riscos em todas as áreas como:
- SWOT: método que permite analisar um ambiente e apontar fraquezas e qualidades
- PDCA: técnica que ajuda a identificar um problema e sugerir como deve ser solucionado.
“Aqueles que não possuem esse material bem desenhado, têm o costume de apagar incêndios ao invés de trabalhar com o cálculo de riscos e gestão de crises”, alerta.
Dr. Éber ainda salienta que, devido ao distanciamento social, algumas soluções foram primordiais para preservar o atendimento médico que acabaram gerando lições importantes para os profissionais de saúde. O atendimento via internet tornou-se cada vez mais comum e necessário. Além disso, os pacientes também costumam gostar dessa modalidade de consulta, uma vez que é prática no dia a dia e evita o risco de contaminação pela doença.
“A internet transformou-se em um meio de comunicação fundamental durante a pandemia para os médicos e, até mesmo, para os dentistas. Mas, quando falo sobre a simplicidade que ela oferece, não se trata apenas da teleconsulta, mas também da agilidade para o agendamento e confirmação de atendimentos, exames e até mesmo um gerenciador financeiro que melhore a vida do paciente”, acrescenta.
De volta aos consultóriosDe acordo com o especialista, existe grande interesse do setor de levar os clientes de volta aos consultórios e para isso é essencial se apoiar no marketing do negócio. Isso significa colocar em prática um planejamento extenso e direcionado para pacientes que já estão cadastrados nas clínicas e clientes em potencial, com o uso de marketing digital, gestão de consultas, um bom site institucional e contato constante.
“Na SIS, ressaltamos principalmente a importância de reforçar o contato com o paciente, mas de forma eficaz, seja por telefone, WhatsApp ou até uma cartinha, para que ele volte a realizar agendamentos e retome o atendimento. Quanto mais pessoal melhor, porque assim se entende qual a real necessidade do cliente e evidenciamos a importância do seu retorno para completar o tratamento”, conclui.
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Crédito da imagem: SDI Productions - iStock.