Para manter-se competitivo, já não é mais suficiente apenas repetir, manter e até mesmo melhorar o sucesso do nosso passado, ainda que recente. É preciso bem mais do que isso, é preciso ter dados para a tomada de decisões.
Com dados em mãos, o varejista percebe o quanto mais produtiva, precisa e lucrativa tornam-se as suas decisões. Ele ganha em qualidade, rapidez e, principalmente, em lucro.
De acordo com o cofundador da In360º, Olegário Araújo, os dados empoderam as pessoas no momento de argumentar. Os dados permitem uma linguagem comum e facilita o diálogo. Contra dados e fatos não há argumentos com base no blefe ou no grito. “Os dados empoderam e trazem transparência, o que aumenta a confiança entre as partes interessadas. Agiliza as negociações, traz objetividade e compromissos mensuráveis de forma assertiva e não agressiva. Os dados, quando devidamente contextualizados, ‘falam’”.
Os dados deveriam ser a base de resposta para todas as perguntas das quais o varejo precisa de respostas. O que pode variar é o grau de acurácia e a precisão desses dados. “Então, para qualquer pergunta que você necessite para administrar o seu negócio, lembre-se que a resposta começará sempre a partir dos dados que você tiver disponíveis”, explica o especialista.
O que os dados revelam?