Existe palavra melhor de ler do
que “desconto” e “oferta”? Essa dupla é capaz de atrair clientes de todos os
gostos e idades para qualquer tipo de estabelecimento comercial, incluindo o
canal farma. Então, confira as dicas para apostar nessas estratégias sem cair
no prejuízo e garantindo a satisfação dos clientes!
O primeiro critério para
trabalhar os descontos no PDV é tomar partido da sazonalidade. “É preciso
aproveitar as estações frias, por exemplo, para aplicar condições especiais em
medicamentos e artigos relacionados à época. E a mesma regra vale para os
períodos de temperaturas altas”, orienta a docente de Marketing da Universidade
Presbiteriana Mackenzie, Vania D’Angelo Dohme. Ela também pontua que as ofertas
não devem concorrer com episódios comerciais como Dia dos Pais, Dia das Mães e
Natal, que já evidenciam determinados produtos.
Porcentagens e vencimentos
Fora isso, é necessário conhecer
bem o perfil de clientes do PDV para identificar o tipo de produto que vai
impactar, acompanhar o rodízio de estoque e, a partir daí, desenvolver o
planejamento promocional. Além disso, os
preços devem ser abatidos em ao menos 15%, pois descontos pequenos não fascinam
os consumidores. Em casos de produtos muito dispendiosos, cobrar 10% menos já
pode ser suficiente.
É importante, ainda, que os
produtos não estejam tão próximos do vencimento para não causar uma impressão
negativa ao cliente sobre o estabelecimento. “Não é indicado colocar em
promoção um item que vence em 10 dias. O prazo de validade do produto deve
estar dentro da possibilidade de estoque e utilização – ao menos, uns 2 meses”,
indica a profissional.
Diferentemente dos demais pontos
de venda, na farmácia, as ofertas devem ser apresentadas de forma clara, porém
discreta, para afastar a ideia de que o estabelecimento está desesperado por
novos clientes e vendas. “Nada de alardes. Esses produtos devem ser separados
dos demais, expostos em local visível, com a menção do preço menor e sem dar
satisfações que justifiquem a condição especial, até para não levantar
suspeitas sobre redução de qualidade”, orienta Vania. Também não é aconselhável
trabalhar com muita quantidade e variedade de produtos em oferta.
Indicação profissional
Se a indicação dos produtos em
oferta vier do próprio atendente, quando houver oportunidade, o resultado pode
ser ainda mais positivo. E, neste caso, discrição continua sendo a palavra de
ordem. “O atendente não deve provocar a necessidade no cliente, e sim fazer com
que ele perceba que precisa daquele produto”, ressalta a professora. Para isso,
é importante que os prestadores de atendimento no PDV conheçam muito bem os
produtos, sejam corteses e estejam treinados quanto a abordagem e o momento
ideal para oferecer os itens.
Vania D’Angelo enfatiza que a
indústria farmacêutica está sempre preocupada em desenvolver materiais
relevantes para o canal farma, incluindo eventos promocionais e que o PDV pode
tirar proveito deles repassando aos clientes. “O contato estreito com os
fabricantes mantém as lojas atualizadas sobre as previsões de promoções, o que
as permite antecipar os planejamentos e trabalhar com variedades”, completa.
A ANB pratica os melhores preços
do mercado farmacêutico para que o seu PDV esteja sempre completo e possa
oferecer condições especiais e grandes descontos aos clientes.